Projeto Educando 2018

No mês de Abril o Projeto Educando reiniciou suas atividades com os alunos da Escola Rural Municipal Prefeito Herculano Schimaleski. Os temas escolhidos para este ano foram Meio Ambiente e Cidadania. Através da parceria entre o Instituto Purunã e a Parabolé Educação e Cultura estes temas estão sendo trabalhados com as crianças através de atividades de Contação de Estórias, Oficinas de Circo e Cultura Gaúcha, valorizando a herança cultural do Tropeirismo na região.

Instituto Purunã inicia Projeto voltado para os Jovens da região

No mês de abril o Instituto Purunã deu início ao Projeto Crê-SER em parceria com a instituição Gente de Bem, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

O projeto prevê atividades em contra turno escolar com participação voluntária dos jovens matriculados no Ensino Médio do Colégio Estadual Vereador Donozor Nunes Nogueira e Colégio Estadual Juventude de São Antônio.

Nos encontros semanais ao longo do ano serão trabalhados os temas: Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal, Desenvolvimento Profissional, Encaminhamento para o Mercado de Trabalho e Cidadania e Sustentabilidade.

Projeto Formando Multiplicadores

O Projeto Formando Multiplicadores tem por objetivo contribuir com a Gestão Pública oferecendo novas oportunidades de qualificação para os educadores.

Seguindo essa diretriz o Instituto Purunã ofereceu no mês de Abril dois encontros de formação aos professores de 4° e 5° ano da rede pública municipal de Balsa Nova.

No primeiro encontro o tema abordado foi “Erradicação do Trabalho Infantil” ministrado pela Pedagoga e Advogada Ângela Mendonça que discursou sobre o tema baseando-se na legislação vigente e na estratégia de inserção do tema no dia a dia em sala de aula pelos professores. Como material de apoio ela disponibilizou exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O segundo tema ministrado foi “Gestão de Resíduos”, onde a Bióloga e Professora Luana Bariviera apresentou dados atualizados de Balsa Nova, do estado do Paraná e Brasil. Também apresentou dicas e estratégias aos professores sobre como trabalhar essa temática em sala de aula de forma transversal. Através da parceria com a Associação Junior Achievement foram disponibilizados às educadoras a coletânea “Nosso Planeta, Nossa Casa” – material que contempla jogos e atividades lúdicas, oportunizando as professoras e alunos o contato com um material pedagógico diferenciado, na qual a metodologia é aprender fazendo.