De acordo com a Sociedade Internacional de Ecoturismo:
“o ecoturismo (também chamado de turismo ecológico) é definido como viagens responsáveis para áreas naturais que conservam o meio ambiente, sustentam o bem-estar da população local”.
Tem como diferencial a realização de atividades que visam promover o conhecimento e a vivência com a natureza.
Além disso, contribui com o desenvolvimento das pessoas que vivem na área turística, com a finalidade de reconhecer as riquezas e belezas, assim como contribuir com o crescimento da região. Também envolve aprender mais sobre a história de outras cidades e preservar os marcos históricos.
O conceito de ecoturismo pode ser associado com turismo sustentável, mas – apesar das práticas terem similaridades, cada uma tem premissas individuais que as diferenciam da outra.
Basicamente, quer dizer que o ecoturismo está fundamentado em dois pilares da sustentabilidade: o econômico e o ambiental — complementando suas atividades com ações baseadas no setor político e cultural da sociedade. Enquanto que o turismo sustentável leva em consideração todos os aspectos relacionados à sustentabilidade, englobando os diversos segmentos da atividade turística — econômicos, sociais e culturais.
Princípios do ecoturismo
O ecoturismo é formado de conceitos lógicos para atuação, tanto quem proporciona quanto quem participa e devem adotar os seguintes princípios de ecoturismo:
- Minimizar os impactos físicos, sociais, comportamentais e psicológicos;
- Valorizar a sensibilização sobre a necessidade do respeito ambiental e cultural;
- Fornecer experiências positivas para visitantes e residentes;
- Proporcionar benefícios financeiros diretos para a conservação ambiental;
- Gerar benefícios financeiros para a população local e
- Entregar experiências interpretativas memoráveis aos visitantes que ajudam a aumentar a sensibilidade para os climas políticos, ambientais e sociais dos locais.
Benefícios do ecoturismo
- Ao viajar, você não apenas aprende sobre os outros e os ensina sobre seus modos de vida, mas também aprende mais sobre si mesmo do que poderia imaginar. O ecoturismo nos dá uma visão completamente diferente do mundo e nos desafia a abrir nossas mentes para diferentes maneiras de pensar e consumir .
- Todos anseiam por uma sensação de excitação em suas vidas e a viagem ecológica entretém o caçador de emoções em você. Existem muitas aventuras sustentáveis em terra e abaixo da água. Faça trilhas, escaladas, conheça cachoeiras, ou mesmo aventure-se em cavalgadas ou trilhas para cicloturismo.
- A história ganha vida própria para os ecoturistas. Se você quiser se sentir como se tivesse viajado de volta no tempo, pode aproveitar o sentimento, a comida e a atmosfera de lugares passados com base em onde você decide visitar. Faça um tour por locais com construções preservadas e restauradas que tenham valor histórico.
O turismo sustentável é uma experiência de aprendizagem para todos
As recompensas que vêm com esse modelo turístico e as experiências de aprendizagem satisfatórias das viagens são insubstituíveis. Como ecoturista, você viaja com mais do que satisfação pessoal em mente. Você conhece e explora o planeta, além de permitir que as pessoas que vivem nos seus locais de visita avancem em seus trabalhos, por meio do capital que é gerado com os investimentos aplicados pelos turistas. Em regiões preservadas, nos é oferecida uma experiência de turismo que nos lembra as qualidades encantadoras da natureza e das pessoas que habitam essas localidades.
Quanto mais sabemos sobre um lugar, nosso amor e admiração crescem e nos inspiram a protegê-lo. Guias e anfitriões são educados em um nível mais profundo, a fim de compartilhar o conhecimento com os visitantes, enquanto os turistas vêm para apreciar a beleza do novo ambiente. Somando-se ao apelo visual está a nova perspectiva que vem com a aprendizagem do significado histórico e ambiental de lugares desconhecidos. Através de suas histórias, temos uma visão interna de quais são as necessidades e desejos. Quando você encontra pessoas enquanto viaja de forma sustentável, a compreensão mútua permite que todas as partes envolvidas aprendam umas sobre as outras. Você é capaz de dizer aos outros de onde você é e mostrar a eles que você gostaria de visitar a área sem perturbar seu estilo de vida ou desrespeitar seus valores e meio ambiente. Ao mostrar isso, eles vêem você como um representante de sua casa e como um aliado. Isso cria um senso de unidade e sensibilidade cultural.
Ecoturismo promove economia e sensibilidade
Vivemos em um mundo muito diversificado, cheio de pessoas ecléticas que vivem da terra e dependem do que a natureza oferece. Atrações turísticas comerciais podem ser colocadas numa área específica, mas isso não significa que oferece um bom retorno às comunidades que as abrigam.
E o ecoturismo vem em contrapartida disso. O objetivo é justamente conhecer e reconhecer as diferentes culturas, pessoas, animais e vegetações que compõem nosso planeta, de forma respeitosa, na qual prestigiamos e estimulamos o crescimento desses locais, sem interferir negativamente e prejudicar seus hábitos tradicionais e realidades. Quando visitamos esses lugares e falamos a outras pessoas sobre a experiência, estamos ajudando a promover negócios ecologicamente corretos e mantê-los em operação.
Venha para São Luiz do Purunã
Se você se sentiu inspirado por essas dicas e quer programar uma viagem alinhada ao ecoturismo nessas férias, coloque São Luiz do Purunã em sua lista de possibilidades e venha desfrutar das nossas tradições, gastronomia, belezas e riquezas naturais. Conheça o Visite Purunã e agende a sua vinda!