Valorizar uma região vai muito além de apenas cuidar do espaço, buscando a conservação da natureza e zelo pela arquitetura e cultura. O processo de valorização inclui a constante procura pelo desenvolvimento sustentável e, nesse sentido, fomentar práticas que atraiam olhares para o local, para estimular que cada vez mais pessoas sintam-se convidadas a conhecerem e presenciarem as belezas e atrações da região é fundamental.

O ecoturismo é uma atividade que exerce papel essencial na preservação do patrimônio cultural e natural de cada região.

Por entender que São Luiz do Purunã possui vocação para o turismo o Instituto Purunã atua na sensibilização da comunidade para a colaboração coletiva com os cuidados da região, contribuindo com a conservação dos atrativos, preservando a história e a cultura regional.

Venha para São Luiz do Purunã

São Luiz do Purunã é um distrito de Balsa Nova (PR) que preserva em seu dia a dia as tradições dos antepassados, em sintonia com o progresso. Ficou conhecido pelo grande Rodeio que aconteceu por muitos anos no distrito. Em um ambiente aconchegante e em meio à natureza, certamente essa região é a ideal para quem quer tirar um tempo da rotina e renovar as energias. Separamos algumas dicas de atrativos e atividades que São Luiz do Purunã oferece aos visitantes. Olha só:

O que fazer?

As atrações de São Luiz do Purunã estão alinhadas com o conceito de ecoturismo, em que é possível usufruir do espaço, porém com respeito e consciência da necessidade de conservá-lo. Algumas opções do que fazer são:

  • Cavalgadas: a formação e a vocação de São Luiz do Purunã sempre estiveram ligadas ao cavalo, seja pela herança dos tropeiros ou pelas tradições das famílias que formaram a região. O animal tem sua importância no desenvolvimento econômico do local, concentrando várias cabanhas que criam cavalos e promovem a vocação turística e tradicionalmente tropeira. As cavalgadas são realizadas nos finais de semana e feriados, com duração entre uma e três horas, percorrendo estradas rurais, campos e florestas nativas, rios e cânions.
  • Cicloturismo: São Luiz do Purunã é o lugar ideal para quem deseja se aventurar em meio a um cenário histórico e tranquilo. A geografia da região permite que a prática do cicloturismo seja realizada tanto por atletas experientes quanto para iniciantes que anseiam apenas por um passeio diferente sobre duas rodas.

Para facilitar essa prática, o Instituto Purunã traçou rotas para os ciclistas interessados em realizar essa atividade no distrito. Acesse aqui.

  • Rapel e escalada: os paredões incríveis da Serra de São Luiz do Purunã são perfeitos para quem quer se aventurar no rapel ou descobrir outras paisagens para a prática desse esporte de muita emoção. A escalada também é uma opção. Repleto de grandes paredões, o arenito de São Luiz do Purunã concentra vias de alta qualidade em diferentes setores, tanto para profissionais da escalada quanto para iniciantes.
  • Trilhas e caminhadas: com trilhas surpreendentes por sua beleza singular, São Luiz do Purunã dispõe de diversas rotas para a prática de caminhada. Em seu trajeto é possível observar a bela paisagem e a tradição campeira da região, tradição essa muito apreciada na gastronomia local. São Luiz do Purunã conta com estabelecimentos que oferecem itinerários específicos e programações para grupos.
  • Ponte dos Arcos: Com 585 metros de comprimento e 60 metros de altura, a ponte está situada na região do Tamanduá, sobre o Rio dos Papagaios. Foi construída sobre o Rio Iguaçu, para dar continuidade à estrada de ferro. O trecho liga Balsa Nova a Porto Amazonas.
  • Ponte dos Papagaios: O rio dos Papagaios, que divide os municípios de Balsa Nova e Palmeira, é perfeito para quem busca descanso e diversão, principalmente nas temporadas de calor. A pouco mais de 60 quilômetros de Curitiba – uma hora de carro, mais ou menos – seguindo pela BR-277 rumo ao interior do Paraná, está localizado o parque público Recanto dos Papagaios, às margens desse rio de águas tranquilas.
  • Capela do Tamanduá: considerada uma das construções mais antigas de Balsa Nova, a capela foi construída por padres jesuítas por volta de 1730 e está localizada no Morro do Tamanduá. O local preserva diversos objetos sacros da época e sua construção simplória guarda muitos mistérios e lendas dos antigos moradores, como tesouros escondidos sob o chão e no teto da pequena igrejinha. A Capela é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 1970, mantendo-se suas características originais.
  • Iconofósseis Devonianos: em São Luiz do Purunã ocorre um afloramento da Formação Furnas onde estão impressos, na rocha, vestígios de atividade biológica de invertebrados, produzidos há aproximadamente 410-415 milhões de anos (início do Período Devoniano), em um ambiente marinho relativamente raso. Este sítio paleontológico, relacionado como patrimônio geológico pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos, (inscrito Tombo 25-I), encontra-se a cerca de vinte metros da Rodovia BR 277 (antes da praça do pedágio), trecho que liga Curitiba a Ponta Grossa. Conhecidos há décadas por toda a comunidade geocentífica, o local já recebe a visitação de universidades, paleontólogos e geólogos e está aberto para visitação do público em geral . Fonte: Secretaria de Estado da Cultura – Coordenação do Patrimônio Cultural.
  • APA da Escarpa Devoniana: O distrito de São Luiz do Purunã, juntamente com outras 12 cidades, abriga parte da APA da Escarpa Devoniana formada há cerca de 400 milhões de anos, se encontra na união entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense, dotada de biodiversidade e geodiversidade específicas, características estéticas e culturais únicas. Uma APA busca garantir a sustentabilidade no uso dos recursos naturais e a realização de atividades socioeconômicas sustentáveis em sinergia com a conservação da biodiversidade, além de um cenário sem igual para os turistas.

Onde comer?

A gente só conhece de verdade uma região quando provamos das delícias culinárias que ela nos oferece. Nossa gastronomia inclui a valorização dos produtores locais e é temperada pelas tradições e receitas de família que atravessam gerações. Conheça algumas opções de lugares:

  • Restaurante Hotel-Fazenda Cainã: o local onde está instalado o Hotel Fazenda, já foi ponto de descanso dos tropeiros. Quem gosta de uma comida caseira feita no capricho pode se programar para almoçar no Restaurante do Hotel-Fazenda Cainã – que abre aos sábados, domingos e feriados, mas somente com reservas antecipadas. Aos domingos é servida uma deliciosa costela de fogo de chão. O local também oferece a opção day use, pela qual o turista pode desfrutar de sua estrutura.

O endereço é estrada da Lage, km 51, São Luiz do Purunã – Balsa Nova/PR, e você pode fazer sua reserva pelo número (41) 3113-4400.

  • Restaurante Pousada Varshana: com serviço à la carte, o restaurante da Pousada Varshana é destinado aos hóspedes, mas também atende a visitantes que queiram conhecer a pousada, com reserva antecipada. No cardápio, opções de carnes, massas, frutos do mar e também opções vegetarianas. Para acompanhar, o restaurante dispõe de adega e carta de cervejas gourmet. Com a opção de Day Use SPA é possível passar um dia relaxante e almoçar na pousada.

O restaurante fica na estrada do Cerro, km 5, s/n°, em São Luiz do Purunã, e o contato pode ser feito pelo (41) 9 9191-7590.

  • Restaurante Vó Mathilde: além de curtir a bela cachoeira que há no local, que é um show à parte, é possível reunir um grupo de amigos ou familiares para um delicioso almoço no restaurante da Pousada Cristal do Horizonte. Aos domingos é servida a deliciosa costela de fogo de chão, prato típico da região, além da deliciosa quirera, com verduras e legumes que vem direto da horta.

O restaurante fica na Estrada Municipal de Tamanduá, s/n°, e o telefone é (41) 9 9973-5633.

  • Restaurante Panela Velha: nos fins de semana, quem quiser aproveitar as belezas de uma propriedade típicamente rural, pode se programar e almoçar no Restaurante Panela Velha, que fica na Pousada Parque São Luiz do Purunã. O local serve comidinha caseira, no segundo domingo do mês é servida uma costela de fogo de chão. E para os vegetarianos ou veganos, há opções de vegetais a indicação é experimentar a lasanha de palmito. Aos sábados também é oferecido um delicioso chá da tarde.

O restaurante fica na Rodovia do Café, BR-376, km 553,50 – 46 km do Parque Barigui e as reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3651-1166, ou WhatsApps (41) 9 9127-1682 e (41) 9 9118-4756.

  • Recanto dos Arcos: hospitalidade familiar todos os dias. Localizado em uma região com inúmeras belezas naturais, o Recanto dos Arcos possui área para camping, churrasqueiras, lanchonete, trilhas e passeios pelo Rio dos Papagaios com vista única da Ponte dos Arcos, além da belíssima Cachoeira do Alemão. Esses são alguns dos atrativos desse lindo recanto.

O Recanto fica na estrada do Tamanduá, km 18 (ao lado da Ponte dos Arcos) e o contato pode ser feito pelo (42) 9 9127-9198.

Visite Purunã

Conheça mais atrativos e programe sua agenda para visitar e se encantar com as belezas de São Luiz do Purunã no site Visite Purunã.