Zero Energy

SOLUÇÕES INOVADORAS

A mudança climática é uma questão que atinge o mundo todo. Em 2020, vivemos a pior crise hídrica da história no Sul do país e enfrentamos apagões na região Norte

O projeto Zero Energy agregou diversos atores comprometidos em solucionar problemas desta esfera. Além disso, para o Instituto foi uma oportunidade de demonstrar, inclusive internacionalmente, toda dedicação e compromisso na promoção do desenvolvimento sustentável.

Esse projeto conta com a parceria do Green Building Council Brasil, do Governo do Estado Paraná, da Prefeitura de Balsa Nova e da empresa Petinelli, responsável técnica deste projeto, que vai tornar a iluminação e os prédios públicos mais eficientes e permitir que Balsa Nova gere sua própria energia por fontes renováveis e limpas e se torne o primeiro município autossuficiente em energia elétrica do Brasil.

Assim, aliamos inovação com economia de recursos públicos, demonstrando que é possível e viável fazer mais, com menos.

toneladas de gases de efeito estufa deixarão de ser emitidas anualmente

de economia nas faturas de energia elétrica do município;

mil reais por ano de economia ao município.

mil luminárias serão substituídas

três quilômetros de vias terão as luminárias trocadas.

prédios públicos da cidade com medidas de eficiência energética;

Atuais lâmpadas de vapor e sódio, com baixa eficiência e durabilidade, serão trocadas por lâmpadas de LED, com alta eficiência e vida útil até três vezes maior.

As lâmpadas serão inteligentes, com medição e controle individual. Estarão conectadas a uma central que vai detectar, de modo automático, qualquer necessidade de ajuste ou substituição.

“Em tempo de discussões sobre eventos climáticos danosos e desafios para o crescimento econômico, a cidade de Balsa Nova, por meio do suporte dado pelo Instituto Purunã, comprova que crescimento econômico não está desassociado à proteção ambiental. Pela técnica e uso de recursos financeiros disponíveis aos melhores projetos, trabalhará o tema da resiliência, mitigação de impactos, redução do uso de recursos naturais, ao mesmo passo que promoverá o progresso e uma grande redução de gastos para a prefeitura. Balsa Nova entrará para o mapa global como um marco de Cidades Inteligentes e alinhada com as demandas necessárias para o futuro.”

Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil – GBC

“Será um projeto piloto para o Paraná, realizado em parceria, com objetivo de revolucionar a inovação no País, com segurança e economia.”

João Carlos Ortega, secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Estado do Paraná

Parceiros

Participe

Você pode contribuir para que as ações realizadas pelo Instituto possam expandir, melhorando a realidade da região. Com o aumento de recursos poderemos ampliar o alcance de projetos em andamento, assim como tirar novas propostas do papel e beneficiar um número ainda maior de pessoas.

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba conteúdos novos todos os meses.

Escritório
Rua Ubaldino do Amaral, nº 927
Curitiba | PR | 80045-100

Sede
Rua Vereador Dinarte de Almeida Garrett, nº 1.821
Balsa Nova | PR | 83.670-000

Telefone: +55 (41) 3018-8394
E-mail: contato@institutopuruna.com.br