As aulas não presenciais tem se tornado um grande desafio para continuar com a disciplina de estudos, nem sempre estudar com nossas crianças e jovens é uma tarefa fácil.

Pensando em facilitar este trabalho, estamos compartilhando 10 dicas de como auxiliar nos estudos em casa:

TENHA ROTINA:

Com a participação da criança defina as atividades do dia, isso poderá fazer com que ela se sinta parte daquele compromisso. Estudos comprovam que as crianças ficam menos ansiosas e mais propensas a aceitar as demandas quando existe uma previsibilidade, ou seja, quando elas sabem o que vai acontecer. Por isso, junto com elas elabore a programação do dia numa folha ou quadro, registrando o momento que elas poderão brincar, fazer tarefa, ver TV… E com certeza os dias serão muito mais tranquilos.

CRIE UM AMBIENTE ADEQUADO:

Procure realizar as atividades com a criança em um local longe de distrações. Fazer as atividades com a TV ligada, por exemplo, vai acabar
prejudicando o entendimento e gerando um desconforto durante as explicações. Por isso, prepare um espaço adequado para os estudos, para que não se distraiam com qualquer outra coisa que possa estar ao redor.

Às vezes em nossa casa não contamos com espaço suficiente para esse fim. Então pode até ser na mesa da cozinha ou num outro espaço, o importante é ter o mínimo de barulho ao redor e antes de iniciar as atividades verificar tudo o que será necessário, já deixe separado para que no momento que estão fazendo a atividade não tenham distrações.

SE FOR PRECISO FAÇA PAUSAS:

Pequenas pausas entre as atividades (5 / 10 minutinhos) faz com que a criança restabeleça a sua atenção e aumente a disposição para concluir o que foi proposto. Aproveite essa pausa para orientá-lo a ir ao banheiro, tomar uma água, fazer um alongamento ou até mesmo fazer um lanchinho.

QUESTIONE:

É importante que você saiba que a criança não vai se comportar em casa da mesma maneira que ele se comportaria com a professora na escola. Por isso, se acontecer aquela manha do tipo “Eu não sei fazer; Eu não quero; Mãe me ajuda; Pai como é a resposta?” Fique tranquilo! Isso é normal de acontecer.

Quando surgir esse tipo de comportamento, troque por outra pergunta. Jamais entregue a resposta ou faça por ele! A arte de questionar é maravilhosa e contribui muito para a aprendizagem.

Faça comparações do tipo: “Com que letra começa a palavra que você quer escrever? Lembra-se daquele texto, do exercício que nós já fizemos?…” Faça com que ele responda a lição ao através das suas perguntas. Dá mais trabalho SIM! Porém, dessa forma, através de perguntas, nós estaremos incentivando a autonomia, a aprendizagem da criança, e tirando – a da zona de conforto. Assim, estaremos contribuindo para a sua auto responsabilidade e elaboração do pensamento o que irá capacitá-la melhor para assimilar o que deve ser compreendido.

NÃO FAÇA A ATIVIDADE PELA CRIANÇA!!!

Outra questão importante é sobre não fazer a atividade para a criança. O erro é um fator importante para a aprendizagem, através do erro a criança irá pensar em novas estratégias para resolver determinadas questões.

Além de ser uma ferramenta importante para a avaliação do professor, no sentido de perceber em qual tema deve priorizar seus ensinamentos e planejamentos, criando alternativas para que a aprendizagem se torne o mais efetiva possível.

MOSTRE INTERESSE PELO O QUE A CRIANÇA ESTÁ APRENDENDO:

Mostrar interesse pela lição da criança, irá transmitir para ela que aquele momento é importante e ainda será um incentivo a mais para ela realizar a lição. Peça para ela te explicar o que aprendeu durante as aulas e ainda faça relações com questões da rotina de vocês. Assim com certeza esse momento será muito mais importante e divertido. Como por exemplo: “O que você aprendeu na sua aula sobre a família do B? E o que tem na nossa casa que começa com a letra B?” Isso fará a criança pensar e fazer com que a aprendizagem se torne motivadora por ela poder conciliar os temas com a sua própria realidade.

FALE SOBRE O PROGRESSO:

Reconheça o esforço e o progresso da criança. Por isso, faça elogios, não foque apenas no resultado final, mas sim em todo o processo de dedicação e esforço da criança para chegar ao objetivo. Se for preciso corrigir, faça com carinho, sem críticas e comparações. Evite propor trocas para fazer com que a criança cumpra com a atividade a fim de receber algo de volta, ou faça tudo de qualquer maneira pensando apenas no “prêmio”.

Recompensas são válidas sim, mas como forma de incentivo. Como por exemplo: Se cumprirmos todas as atividades, no final de semana a criança poderá ter a sua “recompensa” em algo que ela goste muito de fazer. E sabem o que é? O seu tempo com eles, promovam sempre esta conexão entre a família.

Evidencie o PROGRESSO dizendo frases como “Bom trabalho!”, “Estou orgulhoso do seu esforço!”, “Eu sabia que você iria conseguir!”. Demonstre a sua felicidade em cada pequena conquista e esforço. Isso irá incentivá-la a se superar cada vez mais.

USE MÚSICA:

A música mexe muito com as nossas emoções então porque não utilizá-la ao nosso favor? Músicas calmas, de relaxamento, promovem uma regulação emocional e de ondas cerebrais que auxiliam na nossa capacidade de atenção e concentração. Então uma música tranquila, bem baixinha de fundo irá deixar as crianças mais calmas na hora da lição.

RESPIRE:

Essa dica é principalmente para você que auxilia a criança nas tarefas. Ao ensinar qualquer atividade é preciso encarar esse momento com mais leveza e ter CONEXÃO com a criança antes de qualquer aprendizado. Pois
a partir dessa sincronia, é que vai se abrir uma janela de oportunidades para consolidar a aprendizagem da melhor maneira.

PEÇA AJUDA:

Calma, você não é professor e é totalmente compreensível que algumas vezes você se sinta perdido ou não saiba explicar sobre alguns conteúdos.
Então peça ajuda ao professor ou a direção da escola, estamos todos numa força tarefa em favor das nossas crianças!

Mantenha o equilíbrio e se mantenha tranquilo para a criança, pois, ela sempre irá se ESPELHAR EM VOCÊ, no modo em que você está enfrentando toda esta situação, e quanto mais seguro e tranquilo você estiver, melhor refletirá isso a ela, do qual se manifestará de forma positiva diante de todas essas mudanças.

Esperamos ter lhe ajudado e inspirado novas ações diante de todos esses desafios que estamos enfrentando. Um abraço!
INSTITUTO PURUNÃ.

Gostou? Compartilhe com a gente! Deixe seu comentário! 🙂