Construir e multiplicar o conhecimento é uma estratégia para alcançar o desenvolvimento sustentável. Com essa finalidade, o Instituto Purunã desenvolve o projeto Formando Multiplicadores, a partir de formações teóricas e práticas aos educadores de Balsa Nova. Por meio da apresentação de técnicas, estratégias e troca de experiências que podem ser utilizadas em sua prática docente, busca-se promover através da educação um modelo de crescimento mais inclusivo e sustentável, onde não haja apenas a transmissão de conhecimentos, e sim sua construção, permitindo que os saberes do aluno e do professor se complementam, a fim de que ambos estejam integrados no processo de ensino-aprendizagem.
Para isso, o Instituto investe, junto aos educadores de Balsa Nova, na realização de formações direcionadas à contribuir e estimular novas práticas de atuação, em sintonia com o objetivo de promover o fortalecimento da educação básica de Balsa Nova.
Práticas educativas no contexto da formação cidadã
O primeiro passo nessa caminhada já foi dado. No mês de fevereiro (2019), foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, oficinas temáticas, com foco no desenvolvimento das habilidades dos educadores da rede pública municipal de ensino de Balsa Nova.
Durante a semana pedagógica de 2019, proporcionou-se aos educadores atividades teóricas, práticas, trocas de experiências, e momentos de construção e validação de conhecimento, a fim de trabalhar temáticas importantes tanto para o cenário educação básica, quanto para ambientes externos aos muros da escola. Foram seis oficinas pensadas especificamente para oferecer reflexões e possibilidades de trabalhar conteúdos formais, elencados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhados com questões de cidadania, conservação e compreensão da natureza e, assim como promoção e valorização da cultura e tradições locais. Quer conhecer mais sobre os temas tratados e motivos pelos quais foram escolhidos?
Oficina: Universo Letrado e Oportunidades de Aprendizagem
Voltado para profissionais da alfabetização do ensino fundamental, esta oficina buscou gerar a reflexão em um sentido amplo sobre as relações e práticas sociais da leitura e escrita. Além de considerar estas importantes habilidades, sua participação efetiva em práticas sociais desde a infância são essenciais para o protagonismo destes indivíduos.
A alfabetização é uma etapa determinante em nossas vidas, já que é nesse processo que começamos a ler e a interpretar o mundo ao nosso redor. O papel do professor no processo de alfabetização dos alunos é fundamental, e não se limita apenas ao fato de ler e escrever, nem mesmo apenas a vida escolar, mas se reflete por toda a vida daquele indivíduo, pois uma vez que o educando tenha uma alfabetização satisfatória, ele será capaz de se expressar e ser compreendido, podendo exercer sua cidadania.
Oficina: Da Leitura de Texto à Interpretação de Mundo
A leitura e a interpretação estão presentes em todos os aspectos das nossas vidas, e novamente, não são exclusivas do ambiente escolar, apesar de, consolidamos nossos saberes nesse ambiente. Sem leitura, sem interpretação, não compreendemos as questões matemáticas, nem o entendimento de conteúdos da literatura e história, nem os benefícios de um produto que estamos adquirindo, e assim por diante.
Considerando tais aspectos, a oficina foi pautada no resgate do encantamento da literatura, assim como em demais gêneros literários, bem como a discussão sobre o verdadeiro potencial pedagógico relativo ao trabalho com interpretação. Além de resgatar o compromisso do ensino da leitura – que não é só importante na escola, para que o trabalho com ela seja efetivo em ambiente externo ao escolar, um texto precisa atravessar o seu leitor da mesma forma como o leitor deste deve compor o texto a partir de suas subjetividades.
Oficina: Matemática sem Complicação: possibilidades na educação
Os números estão nas portas das casas, em placas de rua ou dos carros, no dinheiro, nas etiquetas das roupas, nas páginas dos livros, na televisão etc. Presentes em muitos lugares, eles certamente compõe a rotina das crianças. A matemática também está em outras situações do cotidiano. Brincar de colocar areia em potes, por exemplo, é ter contato com medidas. Ajudar o professor a distribuir os materiais que a turma vai utilizar é lidar com quantidade. Até mesmo a movimentação de bebês pela sala ajuda a desenvolver noção espacial.
Os conceitos matemáticos estão inseridos no mundo, e todos se deparam com eles constantemente. É importantíssimo que os educadores desenvolvam habilidades de trabalhar essas questões da forma mais dinâmica e interativa possível, pois assim estarão estimulando os educandos a aprimorarem o entendimento dos conteúdos e compreenderem cada vez mais da lógica matemática. E, por isso, nessa oficina foi abordado o pensamento e raciocínio lógico, apresentados jogos e metodologias diferenciadas para desenvolver o raciocínio lógico-matemático com os alunos, exercitando o pensamento para a interpretação da matemática.
Oficina: Contos e Encantos
A contação de histórias para crianças é uma das primeiras maneiras de ensinar e estimular a imaginação dos alunos. Por essa razão, a prática de contar histórias pode – e deve – ser usada nas escolas como uma metodologia de ensino-aprendizagem.
A atividade colabora com a reformulação do espaço de sala de aula, incentiva a criatividade e a manifestação de diversas formas de expressão. É uma prática pedagógica que colabora para o desenvolvimento da escrita e da oralidade, desenvolve a percepção de representações simbólicas, e possibilita que a criança compreenda e encare os seus sentimentos, sejam de alegria, conquista e orgulho, sejam de angústias e dúvidas. E, em sintonia com a valorização da cultura e estímulo à sensação de pertencimento a partir do conhecimento das tradições, a contação de histórias foi outra oficina trabalhada com os educadores de Balsa Nova.
Oficina: Diferentes Linguagens Artísticas em Ambiente Escolar
A arte pode ser vista e expressada de diversas formas, seja por meio do desenho, da dança, do teatro, da música, da invenção e contação de histórias ou até mesmo na leitura de livros.
Já deu para perceber ao menos um pouquinho sobre a importância da arte no processo de ensino-aprendizagem, certo? Além da capacidade de comunicar sentimentos, a arte também é verdadeiro trampolim para o desenvolvimento da criatividade. As iniciativas artísticas, quaisquer que sejam suas naturezas, têm um papel importante no desenvolvimento intelectual infantil, desenvolvendo a linguagem corporal, priorizando a consciência socioambiental, além de permitir um trabalho de valorização da cultura local. E esses pontos foram determinantes para a escolha desse tema como foco de outra das oficinas realizadas.
Oficina: Educação Especial no Contexto da Interculturalidade: caminhos e perspectivas
A Educação é um direito de todos. O respeito aos direitos e liberdades humanas, é a base para a construção cidadã, e deve ser incentivado para que esses direitos sejam apropriados.
Por isso, a educação, deve ser inclusiva a todos os sujeitos, alunos com qualquer limitação, ou deficiência, precisam estar inseridos no processo de ensino-aprendizagem de forma efetiva. O que não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como “problemas”, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência à todas as crianças.
Dessa forma, é necessário atualizar-se sobre o desenvolvimento de estudos e pesquisas e dos atuais debates sobre a educação especial, sobre o movimento dos processos inclusivos e sobre a escolarização do sujeito com deficiência. Para que se possa preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
Ao todo, 124 educadores da rede pública municipal de ensino de Balsa Nova participaram da formação na busca pelo desenvolvimento de suas habilidades em prol da construção e consolidação de conhecimento. As oficinas proporcionadas pelo Instituto Purunã, foram ministradas pela Parabolé – Educação e Cultura.
Mas não paramos por aí
Em abril vamos trabalhar outras duas formações para os educadores da região. Assim como as anteriores, serão temáticas importantes para as práticas em sala de aula, que dialogam com os objetivos do Instituto Purunã no quesito de estimular a valorização da cultura, cidadania e natureza de São Luiz do Purunã.
Os temas serão:
Práticas Corporais na Atualidade: o sujeito e cidade
Nesse momento vamos abordar o tema psicomotricidade, que representa a base para que a criança se desenvolva em diferentes aspectos, sendo que todos eles são indispensáveis para qualquer pessoa. Essa é uma ciência que procura estabelecer a conexão entre três partes determinantes na vida de todos nós: emocional, físico e cognitivo. A busca por esse equilíbrio torna possível o aprendizado pedagógico, além das diversas situações internas e externas ao indivíduo.
Professor em ação: da reflexão à constante evolução
O papel do educador é fundamental não só no andamento das atividades na educação, por ser o mediador entre a criança e o conhecimento. Além desse papel fundamental de formar um indivíduo, o professor motiva, inspira, acolhe, é um potencial “transformador de vidas”.
exercem muita influência na vida das crianças, e dos jovens, afinal, quando estes não estão em casa, geralmente estão na escola na companhia dos professores. Isso significa que estes profissionais têm a oportunidade de servir como modelo para os alunos.
Desta forma, é extremamente necessário que os educadores sejam percebidos, motivados e valorizados, para que estejam em uma constante busca por aprender, ensinar, praticar a educação em sua integralidade.
Essas e outras questões serão conversadas durante essa outra formação.
Acompanhe nossa agenda
Continuamos trabalhando e pensando em formas de construir o conhecimento junto à Secretaria da Educação, a metodologia da Parabolé – Educação e Cultura e professores de Balsa Nova. Para esse ano, ainda teremos formações temáticas sobre Arte Visual – da cultura global para o desenvolvimento local e Do Movimento Corporal ao Movimento Humano: o sujeito e sua relação com o mundo. Fique atento e participe!