A psicopedagogia é uma área de conhecimento e atuação que se baseia em outras duas áreas bastante populares em nosso dia a dia: a psicologia e a pedagogia. Só isto já seria um ótimo motivo para visualizarmos este ramo como um segmento multidisciplinar, mas a verdade é que além de exercitar competências dessas duas áreas seu campo de atuação a psicopedagogia aplica conhecimentos da neurologia e até mesmo da antropologia.

Seu objetivo é compreender o processo pelo qual as  pessoas levam para assimilar e construir sua aprendizagem , dentro do universo de possibilidades ao qual estamos permanentemente expostos.

Como a psicopedagogia surgiu?

A psicopedagogia surgiu como uma alternativa para trazer à tona respostas às dificuldades de aprendizagem e compreender qual era a conexão desse problema com questões sociais. A ênfase desses estudos e início da atuação de modo prático se deu na Europa, por volta de 1946, e teve como precursores George Mauco e Juliette Favez-Boutonnier. 

Mauco e Favez-Boutonnier analisavam o comportamento de crianças que tinham condutas consideradas inadequadas (em casa ou na escola) e também casos de pessoas que apresentavam dificuldades na hora de constituir novas aprendizagens. A ideia da pesquisa era conhecer não só sobre indivíduos, mas também o meio em que estavam inseridos, como forma de entender e propor novas possibilidades de reeducação, sugerindo intervenções adequadas às suas possibilidades de assimilação. 

Qual é o papel de profissionais da psicopedagogia na sociedade? 

A todo momento estamos em contato com novas aprendizagens e o papel dos profissionais que trabalham com psicopedagogia é justamente compreender como nós assimilamos cada oportunidade de aprender, desde a infância até a vida adulta. A partir disto, é possível identificar problemas que podem variar desde dificuldades simples até transtornos complexos.  Em um primeiro momento é realizada uma avaliação do perfil de aprendizagem e indivíduo, em seguida é traçado um plano de intervenções que visa encontrar alternativas para desenvolver o processo de ensino e garantir que todas as pessoas possam explorar ao máximo suas capacidades.

Psicopedagogia aliada ao  desenvolvimento infantil e suas possibilidades de orientação familiar e escolar.

Segundo a psicopedagoga clínica e neuropsicopedagoga, Joyce  Mendes: 

“Atualmente o número de crianças que apresentam comprometimentos que resultam no insucesso escolar (seja no viés cognitivo, emocional ou social) é maior.” 

Tendo em vista estas informações, torna-se cada vez mais importante o trabalho psicopedagógico, que se caracteriza como uma importante ferramenta no apoio clínico ou institucional, com objetivo de perceber a forma que o indivíduo se relaciona com o aprender em seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais.

 trabalho psicopedagógico pode ser desenvolvido na modalidade coletiva ou individual de forma terapêutica, preventiva e de inclusão, permitindo que o psicopedagogo análise o paciente em suas várias dimensões para ajudá-lo a encontrar meios que possam suprir as lacunas existentes em sua performance de aprendizagem.

Joyce também pontua que o acompanhamento psicopedagógico busca identificar o conjunto de necessidades educacionais apresentadas pelo indivíduo, como elemento de essencial importância para a elaboração do um planejamento de ensino que se enquadre em seu perfil. Isso reflete diretamente na forma como as pessoas podem aperfeiçoar suas habilidades, obtendo assim um maior rendimento e sucesso na exploração do seu talento por meio de estratégias lúdicas e utilização de recursos funcionais para a sua aprendizagem. 

Deste modo, progressivamente, o público que recebe assistência psicopedagógica tende a aumentar e manter o seu foco de atenção e desenvolvimento acadêmico, permitindo assim, a identificação pontual das suas habilidades e competências, bem como a sinalização das suas necessidades, por meio da utilização do máximo de seu potencial, de forma construtiva e enriquecedora para seu desenvolvimento, aprendizagem e formação social.

Psicopedagogia em São Luiz do Purunã

Para fortalecer as potencialidades dos alunos e alunas de 4 a 10 anos da Escola Rural de São Luiz do Purunã, em 2019, o Instituto Purunã ofereceu atendimento psicopedagógico às crianças de forma encontrando alternativas para que o processo de aprendizagem se tornasse mais efetivo para todos, tanto do viés cognitivo como também diante das suas habilidades socioemocionais. Habilidades estas que juntas promovem grande progresso e sucesso no rendimento dos alunos e cumprimento dos objetivos da equipe docente. 

100 alunos e alunas participaram das 77 horas de atendimento 

E o reflexo positivo desta ação ficou claro no aumento das notas das crianças na Prova Paraná, em que o índice de rendimento aumentou expressivamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

Este é mais um bom resultado que o Instituto Purunã tem a satisfação de dividir com a comunidade de Balsa Nova e região! 

Diante de tal resultado, para 2020, programamos uma expansão dessas ações para dois de nossos projetos: Educando e Formando Multiplicadores;

No Projeto Educando nossa atuação, é agora, para todos os alunos do CMEI – Cantinho da Serra e da Escola Herculano Schimaleski, dessa forma, aumentamos as ações, fortalecendo as potencialidades educacionais.

Já no Projeto Formando Multiplicadores, as professoras do CMEI Cantinho da Serra, da Escola Herculano Schimaleski e as pedagogas da Secretaria Municipal de Educação de Balsa Nova, terão, assessoramento semanal, durante todo o ano letivo, onde poderão traçar e discutir estratégias de ensino-aprendizagem, dentro da realidade de cada educador, seja para toda sua turma, ou para alunos com alguma especificidade. 

Todas essas atividades são realizadas por profissionais especializados e encaminhamentos metodológicos do Espaço INTEGRAR – Desenvolvimento e Aprendizagem.


Coautora: Joyce Mendes
Psicopedagoga Clínica e Institucional e Neuropsicopedagoga


Ressaltamos que neste momento março/20 todas as nossas atividades estão suspensas por tempo indeterminado devido a pandemia do coronavírus.