Que tal aproveitar o verão, com cenários exuberantes? Seja você fã da contemplação e calmaria, ou então, da aventura, temos a sugestão ideal para os últimos meses do seu verão: imponentes cachoeiras e delicadas quedas d’água, em meio à Floresta com Araucárias e aos Campos Naturais!

É em dias de sol que as pessoas aproveitam o melhor que a natureza tem a oferecer e procuram verdadeiros refúgios  onde é possível curtir e admirar cachoeiras surpreendentes, desfrutando da tranquilidade desses ambientes próximos da cidade, mas distantes da agitação urbana. Nós elencamos ótimas sugestões de cachoeiras para você visitar e aproveitar a poucos quilômetros de Curitiba, na região de São Luiz do Purunã, nos Campos Gerais . Confira: 

Cachoeira do Alemão 

Ao sair de Curitiba pela BR 277, seguindo um pouco adiante de São Luiz do Purunã, na Estrada do Tamanduá se localiza o Recanto dos Arcos, carinhosamente apelidado de Cachoeira do Alemão devido – justamente – à origem do então proprietário do terreno: Antôn Warkentin. 

Aberta para visitação do público desde 2007, a queda d’água recebe turistas que vão até lá para se refrescarem em dias quentes, ou mesmo para acampar e curtir um tempo perto da natureza. Lá é possível encontrar uma área organizada para quem quer passar o dia, acampar ou ficar em aconchegantes chalés,, com ambientes para redes, restaurante para almoço e café (aberto mediante agendamento de refeições com antecedência), piscina natural e artificial, chuveiro elétrico (para quem quer acampar) e lugar para pesca no Rio dos Papagaios. 

Mais informações, horários e valores você encontra no Facebook do Recanto dos Arcos. O agendamento das refeições pode ser feito por Whatsapp, no número (42) 991-279-198.

Recanto dos Papagaios

Entre os municípios de Balsa Nova e Palmeira, a aproximadamente 50 km da capital paranaense, fica o Recanto dos Papagaios: um parque com entrada gratuita e que oferece ótimas opções para aliviar o calor em dias quentes, assim como para vivenciar experiências em meio à paz da natureza. 

Se o seu objetivo é se banhar em uma piscina natural ou nas águas do Rio dos Papagaios, essa é uma excelente opção para o seu dia. No Recanto dos Papagaios é possível também praticar a pescaria, curtir uma caminhada por suas trilhas (que levam até cachoeiras) e desfrutar de um tempo com a família e amigos em um dos quiosques disponíveis para uso do público. 

Você pode tirar suas dúvidas e descobrir mais informações e sobre esse lugar seguindo a página deles no Facebook, ou em contato pelo (41) 99642-1029. 

Cachoeira do Bruel 

O conjunto de pequenas cascatas que oxigenam o Rio Tamanduá, na altura da Pousada Cristal do Horizonte (em São Luiz do Purunã), forma a bela Cachoeira do Bruel. Seguindo por uma pequena trilha, é possível que os aventureiros que forem conhecer esse destino já comecem a encontrar as pequenas quedas que compõem a Cachoeira do Bruel. Com ótimos lugares para banho, desde locais mais calmos e rasos, até alguns que oferecem um nível de dificuldade um pouco maior, existem opções para toda a família curtir um dia de calor. 

O acesso às cachoeiras é permitido somente aos hóspedes da Pousada Cristal do Horizonte. E lá, além da Cachoeira do Bruel, você também pode aproveitar o seu tempo livre para descansar em chalés aconchegantes, se deliciar com uma culinária caseira e, até mesmo, conhecer mais da história da nossa região a partir de uma visita à Capela do Tamanduá – ponto turístico de Balsa Nova. 

Conheça mais sobre a Cristal do Horizonte e outras pousadas de São Luiz do Purunã aqui.

Para mais informações e reservas, acesse a página ou entre em contato pelo (41) 99973-5633.

Cachoeira do Panelão 

Esse nome curioso que a Cachoeira do Panelão recebeu é devido ao seu grande poço d’água, que chama a atenção de vários turistas em dias quentes, por ser uma atração segura e refrescante. E quando falamos na Cachoeira do Panelão, vale destacar que mesmo que o poço principal seja o responsável pelo nome de batismo, há outras “panelas” menores rio acima. 

Como as “panelas” variam sua profundidade entre poucos centímetros a até 7 metros, quando ocorre mais de 20 mm de chuva elas podem se tornar perigosas para banho e, como medida de segurança, ficam fechadas para visitação. 

Por esse motivo, é necessário acompanhar a página da Cachoeira do Panelão no Facebook, pois é lá que as informações de acesso, horários e valores são divulgadas.

Cachoeira da Mariquinha 

Seguindo por mais alguns quilômetros adiante de São Luiz do Purunã, sentido saída de Curitiba, você pode chegar até a Cachoeira da Mariquinha – uma Unidade de Conservação localizada a aproximadamente 30 quilômetros do centro de Ponta Grossa. Um dos seus principais diferenciais é a praia de areia formada às margens da cachoeira, que consiste em um espaço perfeito para banho. 

Mas antes de curtir essa maravilha, você recebe um bônus para chegar até ela. Cerca de 15 minutos de uma caminhada tranquila, próxima à beira do rio, até chegar na cascata de aproximadamente 30 metros de altura. É uma opção perfeita para turistas e conta com estacionamento particular.

A própria Prefeitura de Ponta Grossa disponibiliza em sua página informações de funcionamento de preços referente às visitas à Mariquinha. Confira

Cachoeira do Rio São Jorge 

Também em Ponta Grossa, você pode aproveitar a Cachoeira do Rio São Jorge. Com atrações que contemplam desde os turistas mais aventureiros, até espaços tranquilos para se banhar e refrescar. Ela se localiza no Parque Canyon São Jorge e faz parte das atrações desse local, que além da cascata oferece piscinas naturais, formações rochosas perfeitas para atividades esportivas, assim como um pequeno cânion.

O acesso à cachoeira de aproximadamente 30 metros também se apresenta como uma aventura à parte, já que requer a caminhada por uma trilha em meio à mata e rochas da região. Ah, mas não se preocupe, se trilhas e escaladas não são a sua praia, você pode desfrutar das piscinas naturais que ficam logo no início do parque. 

As informações de horários e valores para acesso à região também estão disponíveis na página da Prefeitura de Ponta Grossa

Buraco do Padre

Um dos pontos turísticos mais importantes da região dos Campos Gerais, o Buraco do Padre fica a, aproximadamente, 24 km do centro de Ponta Grossa, na região de Itaiacoca. Sua principal atração é a furna que acontece no cruzamento de falhas geológicas e fraturas nas rochas. O acesso ao interior da furna se dá pelo leito do Rio Quebra-Perna, onde fica uma imponente cachoeira de 30 metros de altura. 

Uma vez dentro da furna Buraco do Padre é possível mergulhar na bacia d’água ou tomar um banho de cachoeira na água gelada para sair de lá com as energias renovadas. É legal destacar também que o nome curioso da atração foi dado pelos caboclos e tropeiros que ali passavam, pois era um local onde os padres jesuítas utilizavam como refúgio para meditar e se autoflagelar.

Para mais informações sobre acesso, valores e horários, clique aqui

Cachoeira da Tapera Velha

A cachoeira da Tapera Velha está localizada no Espaço do Campo (www.espacodocampo.com.br), acesso pela BR 277, bem no km 148, a apenas 51 km do Parque Barigui em Curitiba. As nascentes do rio que forma a cachoeira nascem dentro da própria fazenda, correndo sobre lajeados de pedra. A cachoeira se destaca por ser a mais alta da região, com cerca de 30 metros de altura, e tem uma característica impar, por cair no meio de uma pequeno lago, graças à projeção da pedra de onde a água cai. Assim é possível acessar a queda d’água por todos os lados da cachoeira e se banhar no lago com toda segurança.

A visitação à cachoeira deve ser previamente confirmada, porque não é aberta todos os finais de semana. A cachoeira e a propriedade são muito procurados para ensaios fotográficos por noivas, além de casamentos no campo (e na própria cachoeira).


Para mais informações o telefone para contato é 41 99800-0217
Instagram: @espacodocampo

Preparado para um banho de cachoeira na região de São Luiz do Purunã?

Agora que você já conhece várias opções de cachoeiras em São Luiz do Purunã e região, já pode programar uma nova aventura em contato com a natureza e suas águas. E não se esqueça de marcar o Instituto Purunã em suas publicações quando visitar essas cachoeiras. Juntos podemos fortalecer cada vez mais o turismo responsável em nossa região!