Nós já falamos aqui sobre a importância da Floresta com Araucárias e Campos Naturais para a biodiversidade de São Luiz do Purunã. Também já defendemos a necessidade de cultivarmos o patrimônio natural local, a exemplo da Escarpa Devoniana, assim como estimular o turismo ecológico para explorar e apreciar os benefícios que a região nos oferece. Porém, como aliar o desenvolvimento  com qualidade de vida junto à natureza? Uma das possibilidades são as construções sustentáveis. 

Mas o que são construções sustentáveis?

Este tipo de edificação representa o resultado de uma abordagem mais harmonizada com a natureza, desde a forma de planejar até sua execução. As construções sustentáveis exigem atenção redobrada  no que se refere aos impactos ambientais provocados, e buscam otimizar o uso dos recursos naturais para maximizar a eficiência das edificações como exemplo aproveitar ao máximo a iluminação natural, criar instalações eficientes para o uso da água, e utilizar formas de energia alternativas, com foco na eficiência energética.

Destacamos que este processo já se inicia no planejamento das construções, na hora de escolher os materiais e pensar exatamente na localização de cada item. E estende-se ao pós-construção, na hora da manutenção do empreendimento ou residência, na destinação adequada dos resíduos da obra, mas nada impede que um imóvel já construído possa receber ajustes necessários para se adequar a esta tecnologia. 

 A sustentabilidade das construções de São Luiz do Purunã 

Estas alternativas de construções consolidam seus princípios atrelados às práticas sustentáveis, na busca pela minimização dos danos causados a natureza pelo excesso de resíduos produzidos e pela exploração exagerada dos recursos naturais.

Em outras palavras, estas construções são importantes porque propõem equilíbrio entre a natureza e o impactante segmento da construção civil, são ações atreladas com o objetivo de desenvolver uma SMART CITY, ou seja, cidades que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade. Exemplos como o uso de contêineres para criar espaços cobertos, estratégias para reuso/reaproveitamento de água e até mesmo novas possibilidades de compostagem já são medidas  aplicadas em nosso dia a dia. 

Para inspirar você e mostrar que é possível viver com qualidade dentro da essência das construções sustentáveis, listamos algumas propriedades da região que já seguem este conceito. Confira: 

Varshana Boutique Hotel


Crédito: Arquivo Varshana Boutique Hotel

Localizada em uma região privilegiada, em frente ao Cânion da Faxina, a Varshana Boutique Hotel é um empreendimento  que já aplica estratégias de construção e operação sustentáveis, promovendo novas práticas no mercado do turismo na região. A começar pela geração da própria energia elétrica, por meio de uma usina fotovoltaica que está em período de instalação, até o aquecimento de toda água quente utilizada, que acontece a partir do calor solar. Além disso, toda a água negra e cinza da Varshana já é tratada pelo sistema de aero flotação e devolvida limpa para a natureza, fechando assim um dos ciclos sustentáveis que o Hotel incentiva.

Sem falar que toda a construção foi idealizada respeitando os limites e a geografia local, que proporciona uma vista de tirar o fôlego, aproximando e oportunizando ao hóspede um enigmático contato com a natureza, criando assim uma experiência única.

Conheça a Varshana clicando aqui

Pousada Cristal do Horizonte 

Crédito: Arquivo Pousada Cristal do Horizonte

Em sintonia com os ideais de eficiência energética e construções autossuficientes, a Pousada Cristal do Horizonte adota medidas que contribuem com a natureza, assim como ao desenvolvimento do turismo sustentável em São Luiz do Purunã. Uma das estratégias que já faz parte do seu dia a dia, é o uso de painéis solares para gerar energia elétrica.

Saiba mais e conheça a Cristal no Horizonte acessando o link

Casa-container 

Aproveitando recursos naturais e dando uma nova forma de utilização para materiais que seriam descartados, surgiu também a ideia da casa-container. A construção em container é considerada mais sustentável por ser uma obra mais limpa e rápida e pelo próprio reuso do material que tem no mercado náutico uma vida útil de aproximadamente 8 anos, sendo que com os cuidados adequados o material poderia ter uma vida real de 100 anos. Ou seja, seu descarte geraria uma média de 92 anos de “inutilidade forçada”.

Há um número enorme de containers vazios ao redor do mundo, apenas ocupando espaço nos portos. Uma das razões para isso é que é muito caro para reenviar os recipientes vazios de volta para sua origem na maioria dos casos, é mais barato comprar novos. O resultado deste  excedente pode se transformar em uma casa, escritório, escola, estúdio, abrigos de emergência, entre outras possibilidades. E em São Luiz do Purunã isto já acontece! Projeto com assinatura da arquiteta Paola Burkot.

Para atender ao desejo de um cineasta e uma jornalista e também artista, de aliar conforto, qualidade de vida e consciência ambiental, a arquiteta Paola Burkot idealizou para esses moradores de São Luiz do Purunã, a casa-container, pensada para o máximo aproveitamento da iluminação natural e com aberturas projetadas em um sistema de ventilação cruzada que possibilita, através do aproveitamento do vento forte característico da região, dispensar a instalação de um sistema de ar condicionado. Além desses e outros benefícios, comporta fossa biodigestora e um sistema para aproveitar a água da chuva. A construção priorizou em todos os aspectos possíveis o aproveitamento dos recursos naturais e o respeito à natureza.

Crédito: Arquivo dos Proprietários

Hotel Fazenda Cainã

Arquivo Hotel Fazenda Cainã

Em uma região que já foi ponto de descanso dos tropeiros, o Hotel Fazenda está localizado na antiga Estrada do Real Caminho do Viamão. Possui uma variedade de chalés, com diferentes opções de instalações, onde você pode curtir com paz e tranquilidade a paisagem bucólica do local. 

Mas, além de pensar no bem estar do visitante, no Hotel Fazenda Cainã, o respeito à natureza também é um diferencial. Com construções em contêineres idealizadas em respeito a todas as normas ambientais, o compromisso com o meio ambiente também é um diferencial. Aliando conforto e tecnologia a beleza cênica existente, a Cainã mais uma vez inovou em suas construções que agora passam a contar com a “Casa de Avatar” uma releitura das casas nas árvores, idealizadas para expandir as acomodações e propiciar conforto ao hóspede, respeitando a linha natural da vegetação, evitando assim o corte de qualquer árvore original da propriedade. 

Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Campo das Artes

Crédito Daniel Snege

De acordo com a pesquisa elaborada pela jornalista Rafaela Cortes as construções em containers, além de reutilizar um item que estaria em desuso, saem na frente através dos seguintes conceitos: Obra mais limpa com a redução de entulhos e de outros materiais diminui o descarte na natureza, evitando que o meio ambiente seja poluído;  Economizando recursos naturais, pois utilizando contêiner o processo de construção reduz o habitual consumo de água, areia, cimento, ferro, etc…além de economicamente viável, pois sai mais Barato se bem administrada, é possível economizar, pelo menos, 30% do que em uma construção tradicional; 

Foi pensando nisso que o mestre da dramaturgia Luis Melo idealizou o Campo das Artes que integra a área da APA da Escarpa Devoniana mesclando a cultura arrojada em sintonia com a valorização regional dos campos gerais em  um espaço essencialmente multidisciplinar, que valoriza o encontro, a pesquisa, os processos e busca promover intersecções entre as mais diversas linguagens artísticas e áreas do conhecimento, como arte, design e gastronomia.

De forma muito planejada o Campo das Artes valoriza a natureza quando o assunto é captação de água das chuvas para a irrigação dos jardins e limpeza de ambientes. 

O tratamento do esgoto  é realizado por meio da filtragem e separação da água dos demais fluidos, evitando assim contaminação das águas,  na decoração apostam na utilização de materiais de demolição provenientes das construções (como madeiras usadas na caixaria do concreto) estas têm como destino o revestimento das paredes internas. Ou seja, o aproveitamento é quase que total. 

Estes hábitos de conservação e cuidados com a natureza também são refletidos nos alimentos: o Campo das Artes realiza compostagem dos resíduos orgânicos e também criou uma horta para a produção e consumo próprio de alimentos sem agrotóxicos, tudo isso mantendo as vegetações nativas da área. 

Conheça o Campo das Artes.

Cabanha Esperança 

A Cabanha Esperança é um espaço criado para quem quer encontrar a harmonia entre natureza e a paixão por cavalos. Conta com locação de cocheira e pista de treinamento, além de conter estrutura para receber pessoas para vivências e práticas como a arquearia, meditações, trilhas, caminhada noturna, fogueira, rapel, camping e mais. 

Possui deck de dormentes de trilho de trem, onde o reaproveitamento é realizado pensando na sustentabilidade! 

A ideia futura é usar energia eólica e ter um poço artesiano.

Na Cabanha, também há mais de 480 mudas de frutíferas em volta da Oca Ventania, os proprietários estão transformando a área em um grande bosque.

Conheça a Cabanha Esperança do AEC.

Crédito Daniel Cruz