Você lembra de como era enxergar o mundo quando você era criança? Quais eram suas perspectivas para a vida e como você tinha a oportunidade de trazê-las à tona? As respostas para estas perguntas são únicas, mas uma coisa é certa: o papel da arte no desenvolvimento infantil está diretamente ligado à forma de imaginar e expressar ideias. 

Afinal, a arte é um campo de conhecimento caracterizado como transdisciplinar e que, em vários momentos, assume uma postura coletiva de experiências e construção de conhecimento. Em outras palavras: a partir de atividades artísticas, podemos integrar saberes, afinar nossa percepção crítica do dia a dia e convidar outras pessoas a compartilharem de nossos experimentos e reflexões. 

De acordo com o portal e-docente

“O Brasil é um país reconhecido mundialmente por sua diversidade cultural e uma sofisticada produção estética, que emerge de sua população mestiça. Encontramos esta potência em todas as dimensões da sociedade; nas culturas de matrizes ancestrais indígena e africana, nas culturas sertanejas, ribeirinhas, caipiras e caiçaras e na cultura urbana que se estabelece a partir dos fluxos de migração europeia e asiática no início do século XX.”

Mas qual é o papel da arte no desenvolvimento infantil?

As formas de visualizar a arte são inúmeras, devido ao fato de ser um conceito muito amplo. Isto traz consigo muitas vantagens, especialmente para as crianças que experimentam o contato com manifestações artísticas desde cedo – seja por meio da dança, do circo, do teatro, das artes plásticas, da expressão cultural, ou mesmo da invenção e contação de histórias. 

É na infância que temos os primeiros contatos com as formas de como o mundo funciona: desde as relações pessoais com outros indivíduos , até o papel que exercemos dentro de uma sociedade e, por isso, experimentarmos a possibilidade de nos expressar plenamente é crucial já nos primeiros anos de vida. E é aí que a arte entra em cena: para nos mostrar a possibilidade de nos comunicarmos a partir de ações como desenhos, pinturas, danças, músicas e textos.

Por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade que a cerca e também seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta, tanto de forma positiva quanto de forma negativa. Isto contribui fortemente com o desenvolvimento da criatividade e formas de enxergar o mundo à volta. Nós acreditamos no papel da arte no desenvolvimento infantil como uma ação que estimula o protagonismo e pensamento crítico. 

A arte no Instituto Purunã

O Instituto Purunã trabalha pelo desenvolvimento sustentável em São Luiz do Purunã, com foco no turismo. Entende-se que para alcançar tal desenvolvimento, é necessário promover além de ambiente saudável, condições sociais justas incluindo o acesso à cultura, e que este seja economicamente viável a todas as pessoas.

Para alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário fortalecer a gestão pública – uma vez que o resultado do trabalho desta reflete diretamente nas comunidades. Portanto, o Instituto Purunã oferta no âmbito educacional o projeto Educando, para fortalecer a integralidade da educação formal do distrito e possibilitar que as crianças e  adolescentes se tornem protagonistas para atuarem pelo desenvolvimento de São Luiz do Purunã. Saiba mais sobre nossa atuação em sintonia com as artes: 

Projeto Educando

Acreditamos que a educação é a melhor forma de impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Em sintonia com esta ideia, o projeto Educando contribui para a formação integral dos alunos do distrito de São Luiz do Purunã e torna a escola ainda mais atrativa. Através da metodologia da Parabolé – Educação e Cultura são desenvolvidas, com crianças de 6 meses  a 14 anos, oficinas Artísticas e Culturais que relacionam a educação formal com a arte, e trabalham temas como a natureza, cidadania e cultura de forma transversal.

Nossa atuação no Educando já impactou várias crianças e adolescentes ao longo dos anos:

E agora, conheça um pouco mais sobre as oficinas do projeto Educando:: 

Narrativas

Por meio da contação de histórias, músicas, gestos, desenhos, colagens e pintura,, buscamos ampliar o repertório oral das crianças, estimular o domínio expressivo em diferentes linguagens corporais e desenvolver o gosto pela leitura e pelas  histórias. Nesta oficina, trabalhamos com crianças de 6 meses até os 8 anos. 

 Circo

Esta oficina promove aguçar o controle emocional em diversas situações, assim como o aumento do equilíbrio corporal e da percepção sensório motora, a integração do aluno as atividades em grupo, reduzindo os conflitos entre os participantes e o conhecimento sobre a cultura circense. 

Saiba mais sobre o papel do circo na educação infantil aqui.

Cultura gaúcha

A partir de brincadeiras, lendas, danças, músicas e jogos ligados à tradição gaúcha, estabelecemos conexões com a  realidade cultural de São Luiz do Purunã que remete ao tropeirismo. Nossa proposta é assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.

E, 2020 traz novidades no Projeto Educando, neste ano, os alunos participarão de mais duas oficinas:

ARTES PLÁSTICAS:

Os alunos irão explorar seus talento para a arte, com muita ludicidade e diversão, aliando natureza, conservação dos recursos naturais e valorização da Cultura Local.

MAKER:

Nessa oficina – que integra Arte e Tecnologia – os alunos irão exercitar sua capacidade criativa colocando a mão na massa, através de técnicas acessíveis, trazendo novos referenciais culturais e valorizando a cultura local. 

E o Projeto Crê-SER também teve uma pitadinha de arte

A APAP PR- Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná proporcionou aos alunos do Projeto Crê-SER a oficina de Expressões Artísticas, em que os alunos trabalharam a liberdade de expressão na pintura contemporânea, permitindo a mistura de materiais e a construção de cores variadas a partir das primárias. O momento aconteceu pelo intermédio da artista Ilka Passos, e foi realizado no Campo das Artes

Além disso, em uma saída de campo regada de diversidade cultural, os alunos conheceram o maior museu de arte da América Latina, o MON – Museu Oscar Niemeyer, que conta com aproximadamente 7 mil obras nas áreas das artes visuais, design e arquitetura. Nessa visita, o foco dos nossos estudantes foi a exposição asiática, onde puderam conhecer esculturas, mobiliários, pinturas, objetos, gravuras, datadas de 3.000 anos a.C até peças do século 21.

Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre nossa atuação

Todas as novidades sobre e o Instituto Purunã e ações que realizamos são divulgadas em primeira mão em nossas redes sociais. Certifique-se de que você está no seguindo no Facebook e Instagram e também ative as notificações para não ficar de fora!