Laboratório de Informática
O Instituto Purunã inaugurou no dia 18 de outubro um Laboratório de Informática para uso dos alunos e professores da Escola Rural Municipal Prefeito Herculano Shimaleski, em São Luiz do Purunã. O laboratório foi equipado com 23 computadores, mobiliário próprio e acesso à internet.
A estrutura doada permite que os professores possam utilizar o recurso para aprimorar a metodologia de ensino e que os alunos sejam inseridos no mundo tecnológico.
Estiveram presentes na inauguração a Secretária de Educação de Balsa Nova Glaci Antonia M. Freitas, as pedagogas Daiane Ramos e Noceli Drevniak, a Diretora da Escola Eroni T. de Andrade Garrett, representante da APMF Juliana Padilha, professores, alunos e a equipe do Instituto Purunã.
Projeto Educando
No mês de outubro o tema trabalhado no Projeto Educando com os alunos da Escola Rural Municipal Prefeito Herculano Schimaleski foi a FAUNA NATIVA.
Uma exposição composta por 20 animais taxidermizados (empalhados) foi montada especialmente para visitação dos alunos. Foram escolhidas espécies nativas e pertencentes a Floresta com Araucária (bioma característico da Região de São Luiz do Purunã), são elas: guaxinim, coruja, veado, gambá, tatu, gato-do-mato-pequeno, furão, jacú, teiú, tamanduá-mirim, capivara, saracura, lontra, cachorro-do-mato, tucano-de-bico-verde, gralha-azul, serelepe, macaco-prego, quati e gavião.
Durante a exposição os alunos conheceram os hábitos alimentares e as curiosidades de cada animal e visitaram também uma trilha. Lá puderam observar o funcionamento da dinâmica da floresta (mutualismo, parasitismo, decompositores e ciclo de nutrientes) e as espécies de flora nativa encontradas.
Para fixação do conteúdo trabalhado foram realizadas atividades com jogos educativos produzidos pelo Instituto: Jogo da Memória “Animais Nativos” e Quebra-cabeça “Animais nativos da floresta com araucária”.
Os parceiros do mês de outubro foram: o Hotel Fazenda Cainã cedendo o seu espaço para as atividades com a Escola, o Museu da História Natural de Curitiba emprestando os animais taxidermizados e a Kingraf Indústrias Gráficas, parceiro que imprimiu os dois jogos educativos.