Você sabia que a bicicleta surgiu há mais de 500 anos e mesmo assim ainda é considerada uma das maiores invenções da humanidade e grande aliada da nossa saúde e da natureza? O uso da bicicleta como meio de transporte ou só para passeios aumenta cada vez mais.

Benefícios de pedalar

O estímulo para pedalar aparece por vários motivos que contribuem com a melhora da qualidade de vida das pessoas que praticam essa atividade e garante para si pontos positivos como: 

  1. Aceleração do metabolismo, evitando o acúmulo de gorduras no organismo;
  2. Fortalecimento da resistência muscular;
  3. Aumento da resistência respiratória;
  4. Redução e controle do colesterol;
  5. Controle da glicemia no sangue;
  6. Regulação da pressão arterial;
  7. Eliminação de toxinas do corpo;
  8. Melhora na circulação sanguínea. 

Esses benefícios já são bastantes conhecidos pelas pessoas, o que influencia diretamente na conscientização e adesão popular ao uso da bicicleta como uma aliada para o bem-estar, e é justamente esse crescimento da prática do pedalar que abriu novas portas para o uso da bike no dia a dia, em atividades como o cicloturismo, por exemplo. 

Mas o que é cicloturismo?

O cicloturismo é a utilização da bicicleta para experimentar aventuras sobre duas rodas, sem o compromisso de uma competição ou de um dever. A partir dele, é possível conhecer novos lugares e vivenciar benefícios, além dos listados anteriormente, como a prática do turismo sustentável e em contato com a natureza. 

Todas as pessoas, independentemente de suas experiências com a bicicleta, podem apostar na modalidade. Mas é importante prestar atenção em alguns detalhes, como garantia da própria segurança, a exemplo da escolha do roteiro e do tempo de viagem.

São Luiz do Purunã é o lugar ideal para quem deseja se aventurar em meio a um cenário histórico e tranquilo. A geografia da região permite que a prática do cicloturismo seja realizada tanto por atletas experientes quanto para iniciantes, que anseiam apenas por um passeio diferente sobre duas rodas.

“Paisagem maravilhosa, região muito bonita de serra. Vale a pena.” Gerson Cruz

São Luiz do Purunã foi a região que fez com que eu me apaixonasse pelo ciclismo competitivo. Foi nesta região – de paisagens ímpares que dividem planaltos e com topografia desafiadora que treinei por muitos anos para disputas das modalidades Mountain bike e de estrada do ciclismo. Hoje, depois de 21 anos competindo profissionalmente, em 2018 voltei a região com minha bicicleta porém para uma outra finalidade, passear! Descobri o cicloturismo, o turismo de contemplação, o turismo sustentável, o eco turismo. E para a nossa sorte, a região logo compreendeu o potencial comercial e sustentável deste novo turista e, estruturou ciclo rotas. Democraticamente pensadas! Contemplando rotas para iniciantes e para os mais experientes. Três rotas oficiais, mapeadas, bem sinalizadas e seguras para quem escolheu a bicicleta para o turismo e saúde. Parabéns ao Instituto Purunã pela iniciativa. Espero que sirva de exemplo para todas as outras regiões do Paraná e do Brasil.

Cynthia Duarte, ciclista profissional, campeã brasileira e paranaense, idealizadora e apresentadora do Programa Pedala Paraná, colunista na rádio Cultura de Curitiba.

Outra questão importante a ser observada é a segurança. Pedalar em uma estrada rural é mais seguro que na cidade ou asfalto, o que não quer dizer que a atenção deve ser menor, olha só algumas dicas de cuidados indicados: 

  1. Escolha um trajeto apto para a prática do cicloturismo;
  2. Compartilhe com amigos e familiares o percurso que você realizará;
  3. Procure manter contato com as pessoas sempre que possível;
  4. Carregue consigo documentos pessoais e informações básicas de cuidados com sua saúde (como por exemplo o tipo sanguíneo e se tem restrições à medicamentos);
  5. Cuidado com a desidratação: tenha sempre água em mãos.

Dependendo da preparação, o cicloturista pode encontrar modalidades do mountain bike em seu passeio, como o cross-country em estradas ou downhill em serras. Não existe um treinamento específico para realizar cicloturismo, tudo depende da pessoa e dos seus limites. No entanto, pontos importantes a serem observados são a preparação psicológica e física adequadas ao tipo de turismo que deseja realizar, de acordo com o ambiente a ser explorado, tempo de atividade e tamanho do percurso.

Foto de Irene Roiko Cheli

O contato com a natureza

O cicloturismo junto à natureza é uma excelente opção para quem deseja praticar um exercício e desfrutar de uma bela paisagem com muito ar puro durante o percurso. Geralmente os ambientes que permitem essa aventura são acessíveis a todas as pessoas e, portanto, não pedem grandes investimentos ou esforço na hora de aproveitá-la. 

Para inspirar você a incluir esse exercício em sua rotina – e também a olhar com carinho para São Luiz do Purunã como uma boa opção para ser palco da sua aventura, nós elencamos alguns dos principais benefícios das pedaladas em rotas que existem em meio à natureza. Olha só: 

Otimização de tempo e recursos 

De um modo geral, os exercícios em meio à natureza contribuem na economia de tempo e dinheiro. Essas atividades oferecem autonomia e flexibilidade que facilitam a prática. Por exemplo: seja uma praia, um parque ou uma praça na cidade, esses lugares costumam oferecer boas condições para a realização de exercícios em cima de uma bicicleta. Basta você compreender qual é o nível de desafio que está disposto a encarar durante a aventura. 

Em São Luiz do Purunã nós temos rotas sinalizadas para garantir que todas as pessoas possam aproveitar momentos de descontração em contato com a Floresta de Araucárias que compõe nossa região. 

Aumenta o foco 

Você sabia que 20 minutos de pedalada diariamente ao ar livre é o suficiente para melhorar os níveis de foco e atenção? É o que afirma a pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, feita com crianças de 7 a 12 anos. Atualmente, com a rotina puxada, é difícil encontrar concentração suficiente para dar conta de todos os afazeres. Separar um tempo para sair de casa e praticar uma atividade que você goste ao ar livre permite uma conexão com o momento presente, sem interrupções das agitações do dia a dia. Para que o resto do dia seja produtivo, é importante respirar novos ares e enxergar novos cenários em meio à natureza.

Melhora o humor

Exercício físico libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Praticar a pedalada em meio à natureza significa estar mais aberto para contatos sociais e interações com o ambiente em geral, o que faz diferença para diminuir a tensão do dia a dia. A vitamina D, produzida  pelo corpo mediante exposição à luz solar, também é um fator considerável, já que reduz os riscos de depressão. Apenas lembre-se de escolher os horários adequados e não descuide do protetor solar.

Venha pedalar em São Luiz do Purunã! 

Com objetivo de criar um ambiente preparado para a realização de pedaladas em São Luiz do Purunã, surgiu o Rotas do Purunã.  O projeto foi idealizado para traçar rotas inteiramente sinalizadas em espaço público e seu desdobramento tem como objetivo a construção de opções para trilhas de cicloturismo, caminhadas e cavalgadas. São mais de 40 quilômetros de trilhas sinalizadas, com três níveis de dificuldade para atender a todos os públicos. 

Para conhecer o mapa das nossas trilhas, é só acessar aqui. Esperamos a sua visita! 

Assista também o episódio do Pedala Paraná em São Luiz do Purunã, produzido pela Cynthia Duarte.