Em 1985 o sr. Chiquinho, natural de Irati-PR, e sua esposa, natural de Balsa Nova-PR, iniciaram uma mercearia em São Luiz do Purunã como uma necessidade de sustento, e podemos dizer que deu certo. A mercearia que ficou conhecida como a “Mercearia do Chiquinho”, hoje leva o nome de: Mercado Avenida.

O mercado já está na terceira geração da família e é administrado atualmente pela Analy, nora do Chiquinho. A Analy nos concedeu uma entrevista contando um pouco sobre a trajetória de empreender localmente e a situação atual, confira:


Quais são os principais diferenciais e desafios de um negócio local?

O diferencial é justamente a proximidade com os clientes que proporciona um atendimento personalizado.

O desafio é a baixa densidade populacional e o baixo fluxo de turistas, principalmente agora em virtude da pandemia.

Há quantos anos estão instalados na Avenida Principal? Qual a história do Mercado Avenida?

O Mercado Avenida teve suas origens em 1985, iniciando suas atividades como Bar/ Armazém, passando por Mercearia e chegando ao porte de Mercado.

Sempre buscamos nos adaptar à realidade local tentando prover as melhores soluções à população no ramo varejista, com o objetivo de que nosso público sempre tivesse ao seu alcance o mais variado números de itens.

Quais são as características que vocês optam por manter e assim preservar a essência do Mercado Avenida?

O atendimento personalizado, reforçando os laços entre colaboradores e clientes.

Considera o turismo uma ferramenta importante para a economia de São Luiz do Purunã?

Sem dúvidas o desenvolvimento do potencial turístico é muito importante para a região, dado a história local com o movimento das tropas no século passado, bem como a sua localização geográfica e belezas naturais, que podem ser aproveitadas como atrativos turísticos, como fazem outras grandes capitais do país, que tem em suas regiões serranas, próximas, polos turísticos reconhecidos.

O desenvolvimento do setor tem suma importância no aspecto econômico, trazendo desenvolvimento social e urbano à localidade, preservando o meio ambiente.

Vocês possuem planos de expansão para o Mercado Avenida?

Nós planejamos fazer obras e fazer a ampliação dos departamentos da loja, pensávamos que até o fim desse ano iríamos concluir, mas devido a pandemia iremos protelar mais um pouco. Mas temos em mente além da expansão, aumentar o mix de produtos, e investir em conforto e segurança. Dentre outros planos, planos aqui não faltam! (risos)

Qual mensagem você deixa para quem deseja iniciar uma atividade local?

São Luiz Do Purunã tem um potencial gigante a ser explorado para se tornar um polo turístico da capital, a exemplo de outras regiões que já o fazem.

Estamos ao lado de um grande eixo rodoviário, a uma hora do aeroporto, com clima e geografia privilegiados, uma joia serrana a ser lapidada.

Quer conhecer mais sobre os empreendimentos de São Luiz do Purunã? Clique aqui e acesse visitepuruna.com.br .


Entrevista com Analy Pretko, advogada, empresária e administradora do Mercado Avenida e moradora de São Luiz do Purunã.