Você lembra de como era enxergar o mundo quando você era criança? Quais eram suas perspectivas para a vida e como você tinha a oportunidade de trazê-las à tona? As respostas para estas perguntas são únicas, mas uma coisa é certa: o papel da arte no desenvolvimento infantil está diretamente ligado à forma de imaginar e expressar ideias.
Afinal, a arte é um campo de conhecimento caracterizado como transdisciplinar e que, em vários momentos, assume uma postura coletiva de experiências e construção de conhecimento. Em outras palavras: a partir de atividades artísticas, podemos integrar saberes, afinar nossa percepção crítica do dia a dia e convidar outras pessoas a compartilharem de nossos experimentos e reflexões.
De acordo com o portal e-docente:
“O Brasil é um país reconhecido mundialmente por sua diversidade cultural e uma sofisticada produção estética, que emerge de sua população mestiça. Encontramos esta potência em todas as dimensões da sociedade; nas culturas de matrizes ancestrais indígena e africana, nas culturas sertanejas, ribeirinhas, caipiras e caiçaras e na cultura urbana que se estabelece a partir dos fluxos de migração europeia e asiática no início do século XX.”
Mas qual é o papel da arte no desenvolvimento infantil?
![](http://www.institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/02/P1088660-1024x577.jpg)
As formas de visualizar a arte são inúmeras, devido ao fato de ser um conceito muito amplo. Isto traz consigo muitas vantagens, especialmente para as crianças que experimentam o contato com manifestações artísticas desde cedo – seja por meio da dança, do circo, do teatro, das artes plásticas, da expressão cultural, ou mesmo da invenção e contação de histórias.
É na infância que temos os primeiros contatos com as formas de como o mundo funciona: desde as relações pessoais com outros indivíduos , até o papel que exercemos dentro de uma sociedade e, por isso, experimentarmos a possibilidade de nos expressar plenamente é crucial já nos primeiros anos de vida. E é aí que a arte entra em cena: para nos mostrar a possibilidade de nos comunicarmos a partir de ações como desenhos, pinturas, danças, músicas e textos.
Por meio da arte, a criança comunica sua interpretação da realidade que a cerca e também seu estado emocional, mostrando como ela se sente e como o mundo a afeta, tanto de forma positiva quanto de forma negativa. Isto contribui fortemente com o desenvolvimento da criatividade e formas de enxergar o mundo à volta. Nós acreditamos no papel da arte no desenvolvimento infantil como uma ação que estimula o protagonismo e pensamento crítico.
A arte no Instituto Purunã
![](http://www.institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/02/LR74241-1024x683.jpg)
O Instituto Purunã trabalha pelo desenvolvimento sustentável em São Luiz do Purunã, com foco no turismo. Entende-se que para alcançar tal desenvolvimento, é necessário promover além de ambiente saudável, condições sociais justas incluindo o acesso à cultura, e que este seja economicamente viável a todas as pessoas.
Para alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário fortalecer a gestão pública – uma vez que o resultado do trabalho desta reflete diretamente nas comunidades. Portanto, o Instituto Purunã oferta no âmbito educacional o projeto Educando, para fortalecer a integralidade da educação formal do distrito e possibilitar que as crianças e adolescentes se tornem protagonistas para atuarem pelo desenvolvimento de São Luiz do Purunã. Saiba mais sobre nossa atuação em sintonia com as artes:
Projeto Educando
Acreditamos que a educação é a melhor forma de impulsionar o desenvolvimento da nossa região. Em sintonia com esta ideia, o projeto Educando contribui para a formação integral dos alunos do distrito de São Luiz do Purunã e torna a escola ainda mais atrativa. Através da metodologia da Parabolé – Educação e Cultura são desenvolvidas, com crianças de 6 meses a 14 anos, oficinas Artísticas e Culturais que relacionam a educação formal com a arte, e trabalham temas como a natureza, cidadania e cultura de forma transversal.
Nossa atuação no Educando já impactou várias crianças e adolescentes ao longo dos anos:
E agora, conheça um pouco mais sobre as oficinas do projeto Educando::
Narrativas
![](http://www.institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/02/LR74462-1024x683.jpg)
Por meio da contação de histórias, músicas, gestos, desenhos, colagens e pintura,, buscamos ampliar o repertório oral das crianças, estimular o domínio expressivo em diferentes linguagens corporais e desenvolver o gosto pela leitura e pelas histórias. Nesta oficina, trabalhamos com crianças de 6 meses até os 8 anos.
Circo
![](http://www.institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/02/LR71083-1024x683.jpg)
Esta oficina promove aguçar o controle emocional em diversas situações, assim como o aumento do equilíbrio corporal e da percepção sensório motora, a integração do aluno as atividades em grupo, reduzindo os conflitos entre os participantes e o conhecimento sobre a cultura circense.
Saiba mais sobre o papel do circo na educação infantil aqui.
Cultura gaúcha
![](http://www.institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/02/WhatsApp-Image-2019-10-03-at-09.33.48-1024x576.jpeg)
A partir de brincadeiras, lendas, danças, músicas e jogos ligados à tradição gaúcha, estabelecemos conexões com a realidade cultural de São Luiz do Purunã que remete ao tropeirismo. Nossa proposta é assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
E, 2020 traz novidades no Projeto Educando, neste ano, os alunos participarão de mais duas oficinas:
ARTES PLÁSTICAS:
Os alunos irão explorar seus talento para a arte, com muita ludicidade e diversão, aliando natureza, conservação dos recursos naturais e valorização da Cultura Local.
MAKER:
Nessa oficina – que integra Arte e Tecnologia – os alunos irão exercitar sua capacidade criativa colocando a mão na massa, através de técnicas acessíveis, trazendo novos referenciais culturais e valorizando a cultura local.
E o Projeto Crê-SER também teve uma pitadinha de arte
A APAP PR- Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná proporcionou aos alunos do Projeto Crê-SER a oficina de Expressões Artísticas, em que os alunos trabalharam a liberdade de expressão na pintura contemporânea, permitindo a mistura de materiais e a construção de cores variadas a partir das primárias. O momento aconteceu pelo intermédio da artista Ilka Passos, e foi realizado no Campo das Artes.
![](http://www.institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/02/P1100187-1024x577.jpg)
Além disso, em uma saída de campo regada de diversidade cultural, os alunos conheceram o maior museu de arte da América Latina, o MON – Museu Oscar Niemeyer, que conta com aproximadamente 7 mil obras nas áreas das artes visuais, design e arquitetura. Nessa visita, o foco dos nossos estudantes foi a exposição asiática, onde puderam conhecer esculturas, mobiliários, pinturas, objetos, gravuras, datadas de 3.000 anos a.C até peças do século 21.
![](http://www.institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/02/P1088418-1024x577.jpg)
Acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre nossa atuação
Todas as novidades sobre e o Instituto Purunã e ações que realizamos são divulgadas em primeira mão em nossas redes sociais. Certifique-se de que você está no seguindo no Facebook e Instagram e também ative as notificações para não ficar de fora!