O Instituto Purunã firmou recentemente uma parceria com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), com o objetivo de intensificar a atuação de programas na área de preservação ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, na qual o distrito de São Luiz do Purunã, município de Balsa Nova (PR) está inserido. A primeira ação desenvolvida será uma avaliação ecológica para estruturação de algumas trilhas na Fazenda Monjolo, estimulando a criação de programas de educação ambiental no local.
Segundo Natasha Choinski, técnica em conservação da natureza pela SPVS, para que possa ser desenhado um conceito para a trilha, alguns estudos prévios são necessários, levando em conta o meio físico, fauna e flora local. “Já não existem florestas como as de São Luiz do Purunã. Estimular a preservação e conservação desse espaço é de grande importância para a manutenção da região”, aponta.
Essa é uma ação desenvolvida a curto prazo dentro da parceira com o Instituto Purunã. O objetivo é que esta colaboração seja intensificada e outras áreas do distrito possam ser beneficiadas com o desenvolvimento de projetos similares. A SPVS tem forte atuação na APA de Guaraqueçaba (PR) e na Reserva Mata do Uru, localizada na região da Lapa (PR), por exemplo, lugar em que atuam no desenvolvimento de projetos, entre eles, programas de educação ambiental contínuos. Toda essa experiência será incorporada ao Instituto Purunã, reforçando sua presença e atuação na região.