Quase sempre, quando pensamos em consumo lembrarmos primeiramente das grandes empresas, mas você já parou para pensar o quanto os produtores locais são importantes para o desenvolvimento de nosso país? Os pequenos negócios exercem um papel fundamental na economia e no crescimento regional.

Atualmente, o agronegócio brasileiro corresponde a 23,5% do PIB nacional. Deste valor, 35% são produzidos por agricultores familiares. Dados do Censo Agropecuário de 2017, realizado pelo IBGE, constatam que 84% do total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros pertencem a grupos familiares, o equivalente a renda de 40% da população economicamente ativa do país, e corresponde a 90% da base econômica dos municípios brasileiros.

Na agricultura familiar, diferente da monocultura, a produção é diversificada, realizada em pequenas propriedades, voltada para o mercado interno e com pouco ou nenhum uso de defensivos agrícolas industrializados. Outra característica é que esse segmento da economia agrícola não emprega uma grande quantidade de maquinários, gerando emprego ao trabalhador do campo.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o setor também preserva os alimentos tradicionais ou autênticos (aqueles produzidos quase que de maneira artesanal) e protege a biodiversidade agrícola, já que esse modelo produtivo é associado à policultura.

Em resumo, mesmo com apenas um quinto das áreas agrícolas do Brasil, o segmento é responsável por cerca de um terço da produção total. Isso prova o grande índice de produtividade dos pequenos produtores brasileiros.

Não há dúvida: a agricultura familiar é uma grande responsável pela geração de riquezas e de alimentos para o país. Promove o desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades locais. Incentivá-la é uma forma de valorizar o crescimento!

Dê preferência aos produtos da época

Com um país com tamanha extensão territorial e clima tão diversificado, temos a vantagem de possuir uma vasta culinária. E, até mesmo nesse aspecto, é possível agir de forma a favorecer produtores locais. Procure dar preferência a produtos da estação e de sua região. Esses itens possuem características únicas, não passam por todo o processo químico que aqueles vendidos em grande escala e não necessitam de um empenho logístico tão grande.

Valorize o comércio local

Podemos e devemos contribuir para o crescimento e fortalecimento de comércios locais, para promovermos o progresso das nossas comunidades e nos tornarmos mais envolvidos com a realidade na qual estamos inseridos. Existem formas práticas de contribuir com esse cenário e se engajar na prosperidade do local.

Uma ação bastante simples, mas que gera resultados positivos, é passar a dar preferência às lojas da sua cidade ou bairro. Assim, sempre que você precisar adquirir algum produto, procure pesquisar ao seu redor e analisar as opções que os negócios locais lhe oferecem. Por isso, ao comprar roupas, pães, frutas, itens de supermercado, veja se em seu bairro há algum comércio que possa atendê-lo. Fazendo isso, você não apenas consome, como ajuda esses pequenos empreendedores a manterem-se em funcionamento.

Conheça os produtores locais

Você conhece os produtores e empresas que estão instaladas em seu bairro? Com produtores locais, você tem essa oportunidade. Então, aproveite para conhecê-los e ouvir de perto suas impressões e expectativas para o futuro. Além disso, ao saber das opções ao seu redor, você estará mais apto a escolher de quem comprar.