De acordo com o portal Jardim do Mundo: O turismo de contemplação é uma prática ligada ao ecoturismo e está crescendo cada vez mais entre os brasileiros. Essa modalidade visa a preservação do meio ambiente, enquanto os visitantes contemplam as paisagens mais fascinantes.

Para falar um pouco mais sobre esta crescente do turismo, com grande alegria temos o nosso parceiro: Ralf Andreas Berndt, entusiasta do turismo sustentável, empreendedor e morador em São Luiz do Purunã.


Entre as coisas do campo que mais gosto de fazer, está a Observação de Aves, em seu ambiente natural. E essa é uma atividade que vem crescendo muito nos últimos anos, e também é conhecida como “Birdwatching”. A atividade consiste em colecionar registros visuais e auditivos, registrados em uma caderneta, gravação de cantos e registros fotográficos.

A América do Sul é um continente privilegiado para essa atividade, pois conta com a maior diversidade de aves no mundo: 2.950 espécies, entre aves residentes e visitantes (migratórias). E o Brasil possui pouco mais de 1.900 espécies, entre as quais, 10% são endêmicas (exclusivas do território nacional).

Atualmente a atividade de Birdwatching ou Observação de Aves,  vem ganhando adeptos de todas as faixas etárias, e facilitada graças aos recursos tecnológicos disponíveis, como câmeras fotográficas, gravadores digitais, sites e aplicativos de identificação de aves, e as próprias redes sociais, que se destinam à discussão do tema.

Para praticar o Birdwatching, não é necessário ir à Floresta Amazônica, ou ao Pantanal. Andando pelas ruas e praças de nossa cidade, perdemos diariamente a oportunidade de observar as aves que vocalizam e se mostram à nossa volta, e na correria do dia a dia, nem nos damos conta de suas presenças. Saídas à campo para locais mais preservados, como Florestas em Parques e outras Unidades de Conservação, aumentam sobremaneira a diversidade de espécies a serem encontradas. É importante o uso de roupas discretas, caminhar de forma tranquila e pausadamente, em silêncio, com olhos e ouvidos aguçados para detectar o menor sinal da presença de aves em meio à vegetação.

Para algumas espécies, o uso do Playback tem resultados surpreendentes na atração das aves. Consiste na gravação e posterior reprodução do canto, fazendo com que a ave, geralmente um macho, se aproxime do observador, na tentativa de defender o seu território de um suposto concorrente.

Durante e ao final de uma sessão de Birdwatching, você se sentirá recompensado (pela caminhada e contato direto com a Natureza), pelo registro de espécies que você provavelmente nunca suporia existirem e pelo desafio de identificar novas espécies. Um hábito sadio, desestressante e gratificante, que você pode praticar a poucos metros de sua casa, ou até mesmo no jardim!


O falcão-peregrino (Falco peregrinus) visto da janela de um apartamento da capital curitibana, é considerado um dos animais mais rápidos do mundo, atingindo a velocidade de 320 km/h e no Brasil é espécie migratória, voando para outras partes do continente para reproduzir.

Convidamos você para durante esse momento de  isolamento social, praticar a contemplação. Pode ser do jardim da sua casa ou até mesmo da janela do seu apartamento, temos certeza de que ficará surpreso com as inúmeras belezas que verá em apenas: PARAR E CONTEMPLAR!

Gostou?

Para você que quer se aprofundar mais no conteúdo sugerimos o: WikiAves. É um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves e a ciência cidadã, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de registros fotográficos e sonoros, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras.


Este artigo foi escrito por Ralf Andreas Berndt, entusiasta do turismo sustentável, Engenheiro Florestal, Mestre em Conservação da Natureza e proprietário do Rancho Ventania em São Luiz do Purunã.