A expressão “protagonismo juvenil” está ganhando mais espaço e repercussão em nossa sociedade. Desde a vivência em sala de aula até a participação do jovem na economia local, atividades sociais e até mesmo culturais, a questão do protagonismo e responsabilidades se tornam mais presentes e esperadas da nossa juventude. Os jovens são o futuro do mundo, mas, também são o presente. Portanto, suas ações hoje, contribuem e interferem nos locais onde estão inseridos.

Mas você sabe de onde veio esse termo? A ideia de definir o protagonismo jovem no processo de formação e educação surgiu com o educador mineiro Antônio Carlos Gomes da Costa. Inicialmente em âmbito escolar, esse conceito tem como premissa tornar o jovem o  elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o procedimento, desde a elaboração até a avaliação das ações propostas.

A ideia é fazer com que os jovens tenham uma legítima participação social, contribuindo não somente com a escola mas também com a comunidade em que está inserido. Em outras palavras, o protagonismo juvenil forma pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, capazes de se solidarizar com o próximo e colaborar com um presente e também um futuro mais justo.

Quer descobrir como estimular o protagonismo juvenil no seu dia a dia?

O protagonismo jovem na prática

O berço do protagonismo do jovem está muito ligado com as práticas escolares e formas com as quais as crianças são impactadas pela aprendizagem de conteúdos e valores. Por isso, é muito importante pensar no desenvolvimento das inteligências e habilidades delas desde cedo.

Para que tudo isso aconteça, é importante que, além das disciplinas convencionais, a escola seja adepta ao fomento de ideias e aberta às novas possibilidades. O papel do educador se reforça como um guia que abre portas para diversos cenários de amadurecimento e crescimento juvenil. Ou seja, o sucesso na prática de um projeto de protagonismo juvenil depende de estabelecer um novo tipo de relacionamento entre jovens e adultos, em que o adulto deixa de ser um transmissor de conhecimento para ser colaborador e parceiro do jovem em suas descobertas e nas ações comunitárias.

O aluno deve ser visto como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Por isso, é essencial estimular os jovens a tomarem a frente dos processos e, ao mesmo tempo, vivenciarem possibilidades de escolha e de responsabilidades.

Compreendendo o protagonismo juvenil

Na última semana através das redes sociais do Instituto Purunã, foi lançado uma enquete a fim de conhecer a opinião dos seguidores:  “VOCÊ SABE O QUE É PROTAGONISMO JOVEM?”. Como retorno surgiram questões interessantes que contribuem com a compreensão do tema e estimulam a aplicação de práticas relacionadas, a seguir algumas das várias interações que obtiveram destaque:

1.Quando os jovens têm a oportunidade de atuarem ativamente na sociedade

É por aí mesmo. No processo do protagonismo juvenil, o jovem passa a ser o sujeito principal, assumindo um papel ativo no que se refere à participação na discussão de pautas interessantes a toda a comunidade, assim como precursor de iniciativas e estratégias que beneficiem o coletivo. Em outras palavras, a essência dessa questão estabelece que o jovem tenha uma legítima participação social, contribuindo não somente à escola, como também com a comunidade em que está inserido.

2.Quando o jovem participa de projetos sociais

Participar de projetos sociais e desenvolver sua preocupação com o crescimento e fortalecimento do dia a dia em sociedade faz parte da essência do protagonismo juvenil. Mas, a atuação como protagonistas vai além dos projetos sociais. Para que aconteça, os jovens precisam aproveitar seu espaço de fala para fazer a diferença e repercutir suas vozes em todos os aspectos da vida em comunidade. Seja em projetos já estabelecidos ou a partir de ações autônomas que impactam positivamente suas vidas e de outras pessoas.

3. É o jovem se posicionando em questões políticas

A participação política e defesa da democracia é uma questão básica e necessária para garantir que todos os direitos e deveres dos cidadãos sejam respeitados. Na questão do jovem protagonista, espera-se dele uma voz ativa desde a primeira possibilidade de exercer seu direito ao voto, ou seja, a partir dos 16 anos de idade. Mas, no que se refere ao protagonismo juvenil, novamente vamos além desse aspecto. Os atos políticos podem ser exercitados e cobrados na fiscalização do bom trabalho de um governo ou na atuação ativa em ações e medidas políticas que refletem em melhorias e bem-estar para toda a sociedade.

4.Quando os jovens atuam em causas úteis para eles e para a sociedade

Mais do que isso o protagonismo juvenil é quando os jovens têm a chance de serem ouvidos e receberem a importância por suas ações tanto quanto os adultos. Afinal, essa não é uma questão que funciona como uma via de mão única. Não podemos esperar que nossos jovens lutem e procurem agir como transformadores da sociedade se a própria sociedade não lhes permitir a abertura para isso. É uma temática que precisa ser repercutida e exercitada coletivamente, a fim de que as mudanças positivas possam partir de quaisquer idades e serem – de fato – ouvidas.

O Instituto Purunã e o Protagonismo Jovem

O Instituto Purunã, por meio do projeto Crê-SER, trabalha essa questão. Incentivando que os jovens sejam os atores principais de suas histórias e que se posicionem perante a sociedade. Estimulando as potencialidades, o amadurecimento e desenvolvimento pessoal, São Luiz do Purunã cresce cada vez mais em sintonia com a comunidade.  


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