Falar sobre o Instituto Purunã é também falar da Cabanha São Rafael, que – apostando no desenvolvimento por meio do turismo sustentável — idealizou o Instituto como seu aliado na atuação social em São Luiz do Purunã. 

E é na figura do Fundador e Presidente do Instituto Purunã Mariano Lemanski, qual a paixão pelos cavalos e pela cultura gaúcha que fazem parte da história da Cabanha São Rafael se mantêm vivas e permanecem inspirando as ações do Instituto, carregando costumes do movimento tropeiro e investindo na valorização e repercussão das tradições de seus antepassados, com foco sempre no desenvolvimento local a partir do fomento de novas alternativas e tecnologias.

História da Cabanha São Rafael

A partir da paixão do Mariano por cavalos Crioulos, em abril de 1987 a Cabanha São Rafael começou sua seleção, com a aquisição de sete éguas e um garanhão, durante a Feira de Outono de Pelotas – RS (sede da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). No início, a intenção era obter animais de trabalho (manejo de gado) que fossem registrados, para garantir a qualidade da raça que despertou interesse através de sua afamada rusticidade, resistência e inigualável postura de cavalo das Américas que a tantos conquista. Mas, aos poucos, o entusiasmo pela raça foi crescendo e o que era para ser somente um animal de trabalho foi se tornando uma paixão, um modo de vida, um objetivo.


Arquivo: Cabanha São Rafael

A ausência de acompanhamento com base técnica fizeram com que o começo fosse difícil e que a São Rafael consultasse criadores tradicionais e técnicos da ABCCC. A partir deste momento a criação começou tomar moldes de profissionalismo empurrada pela crescente empolgação em descobrir onde a raça poderia levar a Cabanha. 

E assim, desde a criação do Ranking Oficial da ABCCC – que certifica e premia ginetes, cavalos, criadores e instituições que atuam em sintonia com a cultura dos cavalos no Brasil -, a Cabanha São Rafael está entre as melhores do País.

O legado

A São Rafael é um símbolo que marca gerações e, por acreditar no cavalo como um agente de transformação social, se dedica a construir um lar de novos sonhos e possibilidades para realizá-los por meio do incentivo às ações do Instituto Purunã. Portanto, a partir deste ano, o foco de ação e investimento da Cabanha estão voltados à execução do Plano de Turismo da região, visando consolidar São Luiz do Purunã como endereço especial de criação e refúgio dos cavalos, e a Cabanha São Rafael como um polo que integra o turismo, a conservação ambiental e o impacto social positivo.  

Em sintonia com o objetivo da Cabanha São Rafael, o Instituto há três anos atua para promover a transformação social visando o desenvolvimento sustentável do turismo na região. A partir das belezas dos Campos Naturais, Floresta com Araucárias, a imponente Escarpa Devoniana e suas riquezas geológicas, da valorização da história e tradições dos Tropeiros, da culinária e dos estabelecimentos locais, nós almejamos São Luiz do Purunã como um espaço em que todas as pessoas possam compartilhar, sendo referência de refúgio, tanto para quem passa como para quem fica.

Desta forma, não estaremos apenas construindo uma realidade mais inclusiva e promissora por meio da educação, mas também estaremos valorizando cada uma das histórias que faz parte de nossa realidade. Assim, juntos, poderemos construir novas possibilidades e crescer cada vez mais, sendo uma referência no desenvolvimento sustentável e na utilização de tecnologias limpas e renováveis.

Saiba mais sobre a Cabanha São Rafael

Para acompanhar as ações e eventos da Cabanha São Rafael, você pode acessar a página no Facebook, perfil no Instagram, ou canal no YouTube. Além de, é claro, visitar São Luiz do Purunã para se inspirar e experimentar as boas energias em contato com a natureza e tradições locais. Saiba mais em Visite Purunã.