Muitas vezes percebemos que não conseguimos aprender alguns conteúdos e reter alguns assuntos de forma suficiente. Tendo em vista estas necessidades iremos conhecer um pouco sobre a Pirâmide da Aprendizagem.

Idealizada por William Glasser, psiquiatra americano (1925-2013), no qual desenvolveu a ‘’Teoria da Escolha’’ e a sua aplicação na área da educação. Diante dessa teoria o autor afirmava que nenhum ser humano é totalmente desmotivado e que somos aptos a aprender por meio de canais inatos que estão intrínsecos em cada um de nós, por meio da nossa liberdade pessoal diante do ato de estudar.

A partir dessa ideia chegamos a Pirâmide da Aprendizagem, proposta por William Glasser, que descreve que a educação e/ou aprendizagem para que seja assertiva, não deve se limitar a memorização mecânica ou a técnicas que padronizam todos numa mesma forma de retenção, pois dessa forma se contribui pouco para o aprendizado.

Sendo assim essa pirâmide nos mostra o caminho para que possamos reter informações de forma mais eficiente aumentando as nossas competências acerca do processo de aprendizagem.

De acordo com a estrutura da pirâmide de Glasser, aprendemos e assimilamos apenas 10% quando simplesmente lemos o conteúdo proposto.

quando ouvimos, o aprendizado é de 20% do que nos é ensinado. 

Quando observamos conseguimos assimilar 30% da determinada matéria. E ao observar e ouvir ao mesmo tempo atingimos 50% da possibilidade de retenção sobre o assunto.

Quando ocorre a discussão, o debate e a interação com os nossos colegas, aumentamos nossa capacidade de assimilação em 70%.

E quando colocamos a mão na massa (escrevendo, resumindo, praticando…) atingimos a marca de 80%. Isso não é muito bom?!! Sim… 

Mas o aprendizado atinge o seu topo quando ensinamos uns aos outros, chegamos a 95% do nosso domínio sobre determinado assunto.

Aqui está a verdadeira diferença: ensinar para que o conteúdo possa ser aprendido de maneira mais eficaz possível.

Quanto mais canais de aprendizagem associamos na hora de estudar mais significativa e totalmente efetiva será a nossa aprendizagem. Anteriormente já listamos ótimas estratégias e metodologias comprovadas cientificamente para uma aprendizagem eficaz, clique aqui e confira.

Confira a seguir a nossa Pirâmide de Glasser para ilustrar o que foi exposto no texto:


Boa aprendizagem! Joyce Mendes.

Escrito por Joyce Mendes, psicopedagoga clínica e institucional e neuropsicopedagoga.