Muitas vezes percebemos que não conseguimos aprender alguns conteúdos e reter alguns assuntos de forma suficiente. Tendo em vista estas necessidades iremos conhecer um pouco sobre a Pirâmide da Aprendizagem.
Idealizada por William Glasser, psiquiatra americano (1925-2013), no qual desenvolveu a ‘’Teoria da Escolha’’ e a sua aplicação na área da educação. Diante dessa teoria o autor afirmava que nenhum ser humano é totalmente desmotivado e que somos aptos a aprender por meio de canais inatos que estão intrínsecos em cada um de nós, por meio da nossa liberdade pessoal diante do ato de estudar.
A partir dessa ideia chegamos a Pirâmide da Aprendizagem, proposta por William Glasser, que descreve que a educação e/ou aprendizagem para que seja assertiva, não deve se limitar a memorização mecânica ou a técnicas que padronizam todos numa mesma forma de retenção, pois dessa forma se contribui pouco para o aprendizado.
Sendo assim essa pirâmide nos mostra o caminho para que possamos reter informações de forma mais eficiente aumentando as nossas competências acerca do processo de aprendizagem.
![](http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/07/200716_ilustração-artigo_como-aprendemos-debate-prestando-atenção-leitura-2_leitura-2-1024x664.png)
De acordo com a estrutura da pirâmide de Glasser, aprendemos e assimilamos apenas 10% quando simplesmente lemos o conteúdo proposto.
![](http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/07/200716_ilustração-artigo_como-aprendemos-audio_áudio-756x1024.png)
Já quando ouvimos, o aprendizado é de 20% do que nos é ensinado.
![](http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/07/200716_ilustração-artigo_como-aprendemos-debate-prestando-atenção_prestando-atenção-637x1024.png)
Quando observamos conseguimos assimilar 30% da determinada matéria. E ao observar e ouvir ao mesmo tempo atingimos 50% da possibilidade de retenção sobre o assunto.
![](http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/07/200716_ilustração-artigo_como-aprendemos-debate_discussão-1024x746.png)
Quando ocorre a discussão, o debate e a interação com os nossos colegas, aumentamos nossa capacidade de assimilação em 70%.
E quando colocamos a mão na massa (escrevendo, resumindo, praticando…) atingimos a marca de 80%. Isso não é muito bom?!! Sim…
![](http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/07/200716_ilustração-artigo_como-aprendemos-debate-ensinsnaod_ensinando-835x1024.png)
Mas o aprendizado atinge o seu topo quando ensinamos uns aos outros, chegamos a 95% do nosso domínio sobre determinado assunto.
Aqui está a verdadeira diferença: ensinar para que o conteúdo possa ser aprendido de maneira mais eficaz possível.
Quanto mais canais de aprendizagem associamos na hora de estudar mais significativa e totalmente efetiva será a nossa aprendizagem. Anteriormente já listamos ótimas estratégias e metodologias comprovadas cientificamente para uma aprendizagem eficaz, clique aqui e confira.
Confira a seguir a nossa Pirâmide de Glasser para ilustrar o que foi exposto no texto:
![](http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/07/200716_ilustração-artigo_como-aprendemos-cerebro-PIRAMEDE-11-747x1024.png)
![](http://institutopuruna.com.br/wp-content/uploads/2020/06/foto-joyce-1024x1024.png)
Boa aprendizagem! Joyce Mendes.
Escrito por Joyce Mendes, psicopedagoga clínica e institucional e neuropsicopedagoga.
I’ve learn a few good stuff here. Definitely value
bookmarking for revisiting. I wonder how so much attempt you put
to create one of these magnificent informative web site.